Você vai ficar de queixo caído com o que esta planta faz pela sua saúde!

Kinax

Embora esta planta originária da Índia seja pouco conhecida por parte da população, os benefícios da moringa, também conhecida como acácia branca ou cedro, pode trazer grandes vantagens para a saúde. Quer saber quais são esses benefícios? Confira nosso post.

Lista com 10 benefícios da moringa

1 – Controla do diabetes

As propriedades desta árvore são muito eficazes para reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea, ajudando na prevenção e tratamento de uma doença que ainda atinge milhões de pessoas: o diabetes.

2 – Protege o estômago

Graças às substâncias chamadas de isotiocianatos presente nesta planta, entre os benefícios da moringa destaca-se o importante papel que ela exerce na proteção do estômago. Desse modo, o consumo regular dessa planta auxilia na prevenção e tratamento da gastrite, colite, úlceras e inibe a ação das bactérias causadoras da diarreia.

3 – Favorece o fígado

As substâncias contidas na moringa auxiliam no processo de recuperação do fígado com relação aos danos causados pela ingestão excessiva de medicamentos, principalmente aqueles que se destinam ao tratamento da tuberculose.

Leia Também ↓↓: 

4 – Auxilia no tratamento de edemas

Graças às propriedades anti-inflamatórias contidas nesta planta, o consumo de moringa também inibe o aparecimento e desenvolvimento de edemas, ajudando no alívio da dor.

5 – Inibe o envelhecimento precoce

Por se tratar de uma planta muito rica em antioxidantes, a moringa exerce um papel fundamental no combate aos radicais livres responsáveis pela deterioração celular (o que acelera os efeitos do envelhecimento).

6 – Melhora a saúde da pele

Além de inibir os efeitos do envelhecimento, o consumo de moringa faz um bem imenso para a pele, prevenindo rugas, acnes e manchas. Isso ocorre porque as substâncias contidas nesta planta são muito eficazes na limpeza e hidratação natural da pele, combatendo agentes poluentes e estimulando a limpeza dos poros.

7 – Fortalece os ossos

Devido à excelente quantidade de cálcio e fósforo presente nesta planta, a moringa se apresenta como uma grande aliada no tratamento de doenças como artrite e também nos casos de lesões ósseas, aliviando também as dores típicas dessas doenças.

Benefícios da moringa

8 – Previne doenças neurodegenerativas

Outro dos benefícios da moringa estende-se para a saúde do cérebro. O motivo disso é que as substâncias contidas nesta planta são capazes de regular os níveis de dopamina, noradrenalina e serotonina. Além disso, ela atua também na prevenção de uma doença que ainda preocupa muita gente: o Alzheimer.

9 – Combate a anemia

Pelo fato de a moringa estimular a absorção de ferro pelo organismo, a utilização desta planta é altamente eficaz para evitar ou auxiliar no tratamento da anemia.

10 – Reduz o colesterol

Além dos benefícios já apresentados, é importante mencionar que a moringa exerce um papel fundamental para a redução do colesterol, diminuindo o que os médicos chamam de colesterol ruim (LDL).

Leia Também ↓↓: 

Como consumir a moringa?

Para usufruir dos benefícios da moringa, é possível adotar o consumo desta planta das seguintes formas:

No preparo de alimentos

As folhas e frutos da moringa são as partes mais utilizadas na alimentação, sendo as folhas consumidas sobretudo em saladas, molhos e sopas.

É importante destacar que esta planta é muito usada principalmente pelos vegetarianos, já que por ela ser rica em proteínas, as folhas consistem numa excelente alternativa ao consumo de carne.

Para filtrar a água

Embora poucas pessoas saibam disso, o uso do extrato de moringa é bastante comum para fazer a filtragem/purificação da água, sobretudo em regiões onde o acesso ao saneamento básico ainda é muito precário. O uso deste extrato elimina os diversos poluentes que afetam a água, tornando-a adequada para consumo.

Usos extras da moringa

Além de ser utilizada nas situações acima, a moringa também é muito usada na produção de rações para o gado, já que como mencionado anteriormente, ela é muito nutritiva e rica em proteínas.

Contraindicações quanto ao uso da moringa

Embora esta planta proporcione excelentes resultados para a saúde, ela não é indicada nos casos de gestantes e mulheres que estejam amamentando, já que a moringa contém substâncias abortivas.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: