Está com forte enxaqueca? Esta erva medicinal pode ser sua salvação!

Kinax

A matricária é originária da Europa, América do Norte e Ásia. Porém, é facilmente encontrada no Brasil. A erva medicinal geralmente floresce no verão, sendo desenvolvida em solo com boa drenagem e exposição ao sol. A planta recebe outros nomes, como macela da serra, margaridinha, artemijo, monsenhor amarelo, entre outros.  Conheça logo abaixo os benefícios da matricária.

Veja lista de benefícios da matricária

1- Alívio da Enxaqueca

A matricária é recomendada para aliviar dor de cabeça e enxaqueca desde o século XIX. Isto ocorre porque a erva medicinal fazia parte de um livro de plantas medicinais, sendo conhecida como “erva contra dor de cabeça”.

Um estudo realizado em uma universidade do Reino Unido concluiu a eficácia desta erva medicinal no combate das dores de cabeça. Ou seja: a pesquisa revelou que a matricária pode ser usada com segurança, sem trazer malefícios às pessoas que buscam na erva tratamento para enxaqueca.

2- Pele

Outro estudo cientifico, que foi realizado em 2009, constatou que a matricária é um excelente anti-inflamatório que pode ser usado para combater doenças da pele, como, por exemplo, vermelhidão na pele.

Leia Também ↓↓: 

Além disso, a matricária se mostra eficaz para combater a rosácea, erupção cutânea, entre outras doenças de pele que causam vermelhidão.

3- Tratamento da Febre

A erva é muito conhecida por conter um ingrediente especial em sua composição que é capaz de baixar a febre em pouco tempo. As propriedades da matricária promovem a queda da febre em pouco tempo, quando comparada com outras ervas indicadas para o mesmo fim. Neste caso, o mais indicado é consumir o chá da macela da serra.

4- Ajuda a prevenir a formação de coágulos de sangue

A matricária é um remédio natural que evita a formação de coágulos sanguíneos. Além disso, a erva medicinal ajuda a prevenir o crescimento dos coágulos já existentes. Diante disso, podemos dizer que a macela da serra possui ação antitrombótica.

Os coágulos sanguíneos são os responsáveis na maioria das vezes por doenças como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ataques do coração.

benefícios da matricária

5- Dores

Algumas pessoas sofrem com diversos tipos de dores pelo corpo. Além de ajudar a combater a enxaqueca, a matricária também se mostra eficiente para combater dores localizadas em todas as partes do corpo. Isto ocorre por que a matricária possui ação anti-inflamatória comprovada por estudos científicos.

Leia Também ↓↓: 

6- Menstruação

Durante o período da menstruação, as mulheres sofrem com cólicas. Além disso, a mulher fica muito sensível, com alterações de humor e muito ansiedade. De acordo com estudos científicos, o chá da matricária se mostra eficaz no combate destes sintomas, sendo considerado um aliado das mulheres que sofrem deste problema.

7- Ajuda a engordar

Em um mundo onde as pessoas vivem procurando novas dietas “mágicas” para a perda de peso pode parecer estranho, mas alguns indivíduos têm dificuldades para engordar e ganhar massa muscular.

Com isso, a matricária pode ser usada por estas pessoas, já que contém entre suas propriedades um estimulante para o apetite. Assim, quem tomar o chá da erva sentirá fome durante o dia e, então, ganhará peso.

Aprenda a preparar chá de matricária

Você vai precisar de:

  • 200 ml de água;
  • Folhas e flores de matricária (1,2 mg).

É muito simples preparar o chá desta erva medicinal. Basta fazer uma infusão com a erva em água quente. Logo depois, é preciso deixar abafado por dez minutos. Em seguida, adoce com mel. É recomendável tomar 3 xícaras desta bebida por dia.

Agora você já conhece todos os benefícios da matricária! Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!


Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: