11 Super Benefícios da Malva Para Sua Saúde

Canal Cura Verde

Rate this post

Os Benefícios da Malva são muitos. Também conhecida como hortelã da folha grossa, essa planta possui diversas propriedades medicinais que atuam na prevenção e tratamento natural de várias doenças.

Para saber tudo sobre essa planta, confira nosso post.

11 Benefícios da Malva Para a Saúde

Anote todos esses Benefícios da Malva e beba o chá dessa planta com mais frequência no dia a dia, já que ela proporciona os seguintes benefícios:

Benefícios da Malva

Emagrece

Dos muitos Benefícios da Malva para a saúde, o primeiro é o emagrecimento. Por ter efeito diurético, essa planta estimula a eliminação da gordura e do açúcar que ficam acumulados no organismo.

Outra vantagem é que a ação diurética evita o desagradável inchaço que ocorre principalmente na região do abdômen. Para quem deseja perder peso, recomenda-se ingerir o chá dessa planta após o almoço e cerca de 30 minutos antes de dormir.

Favorece a Respiração

A malva funciona como um excelente expectorante natural, atuando na limpeza dos pulmões e vias respiratórias em geral. Por isso, essa planta é indicada para o tratamento de doenças como gripes, resfriados, bronquite, tosse etc.

Acelera a Cicatrização

Entre os Benefícios da Malva está o poder cicatrizante. Por ser rica em substâncias anti-inflamatórias, ela acelera os processos de cicatrização e ainda evita a proliferação de bactérias em locais com ocorrência de feridas.

Alivia Dores de Cabeça

A malva é considerada um excelente analgésico natural, sendo o chá dessa planta recomendado para alívio de dores de cabeça. Esse efeito analgésico também atua na diminuição de desconfortos e dores musculares muitas vezes provocadas por tensões ou estresse.

Leia Também ↓↓: 

Melhora a Digestão

Os Benefícios da Malva são de grande ajuda para a saúde intestinal devido ao efeito laxativo dessa planta. Portanto, o consumo do chá de malva é indicado para pessoas que sofrem com gases e dificuldades para evacuar.

A ação antibacteriana dessa planta também evita a proliferação das bactérias perigosas para o intestino, prevenindo diarreias, infecções etc.

Alivia Inflamações na Garganta

O efeito anti-inflamatório da malva alivia naturalmente as dores de garganta. Além de ingerir o chá, é indicado fazer gargarejos.

Leia Também ↓↓: 

Trata Aftas

Os gargarejos ou bochechos feitos com chá de malva tratam aftas de forma natural, reduzindo a dor e eliminando totalmente o problema em poucos dias.

Previne o Câncer

Outro dos Benefícios da Malva é que por ser rica em antioxidantes, essa planta previne o câncer. Esses antioxidantes combatem naturalmente os radicais livres responsáveis pelas mudanças celulares que acarretam a formação dos tumores.

Evita o Envelhecimento Precoce

Os antioxidantes presentes na malva também inibem os efeitos do envelhecimento, tais como rugas, linhas de expressão, flacidez, manchas etc. Isso significa que consumir chá de malva com certa frequência favorece uma aparência mais jovial.

Desintoxica o Organismo

A lista de Benefícios da Malva também abrange um processo de desintoxicação do organismo. Graças ao efeito diurético, o chá de malva estimula a limpeza e bom funcionamento dos rins e do fígado.

Melhora o Hálito

Pelo fato de a malva combater bactérias, ingerir o chá dessa planta melhora o hálito naturalmente e ainda evita uma série de doenças como placas bacterianas, tártaro e cáries.

Como Fazer o Chá de Malva

Benefícios da Malva Feito Chá

Você pode aproveitar os Benefícios da Malva tomando o chá. Para isso, a parte utilizada para fazer a infusão, são as folhas e flores.

Aprenda como fazer o chá de malva e melhorar a sua saúde.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de malva
  • 1 xícara de água

Modo de preparo:

Coloque a água fervente em uma xícara em seguida as duas colheres de malva.

Deixar a infusão repousar durante 10 minutos. Em seguida coe e beba 3 vezes ao dia.

Contraindicações da Malva

Ainda que os Benefícios da Malva sejam muitos, o chá dessa planta não é indicado nos seguintes casos:

  • Crianças;
  • Pessoas diagnosticas com diabetes ou que já apresentam níveis elevados de glicose no sangue.

Obs.: o consumo excessivo desse chá pode causar episódios de diarreia.

Curiosidades Sobre a Malva

Além de conhecer os Benefícios da Malva, veja agora algumas curiosidades com relação a essa planta:

  • Além de ser utilizada na elaboração de diversos medicamentos em virtude de suas propriedades medicinais, a malva é muito utilizada em produtos de higiene pessoal;
  • Essa planta apresenta folhas grandes, flores com cinco pétalas nas cores rosa (de tom forte) ou lilás;
  • A malva é uma das plantas mais comuns em Portugal;
  • As flores da malva devem ser colhidas na primavera antes de elas abrirem. Já as folhas dessa planta devem ser colhidas quando a malva estiver bem florescida;
  • Há muitos séculos, a medicina chinesa já utilizava as sementes de malva na prevenção e tratamento de doenças;
  • Devido à beleza das flores de malva, essa planta é utilizada em muitos países para fins ornamentais;
  • Já no século 8 a.C., a malva era conhecida por seus benefícios terapêuticos e empregada na culinária;
  • O imperador romano Carlos Magno utilizava malvas para ornamentação dos jardins imperiais.

A melhor forma de consumir malva é por meio do chá, sendo essa planta vendida em lojas de produtos naturais e em feiras livres.

Anotou todos os Benefícios da Malva? Passe a consumir essa e outras plantas medicinais no dia a dia para ganhar em saúde e qualidade de vida de forma 100% natural.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: