Benefícios da Lichia para a Saúde e a Beleza

Canal Cura Verde

5 (100%) 1 vote

Benefícios da Lichia para a saúde é o que não faltam, já que essa pequena e suculenta fruta, reconhecida pelo sabor doce e refrescante ao mesmo tempo, é rica em vitaminas e minerais essenciais ao organismo. Para saber tudo que a lichia oferece, confira nosso post.

12 Benefícios da Lichia para a Saúde e a Beleza

Além dos muitos Benefícios da Lichia para a saúde, essa fruta traz grandes resultados para a beleza. Vejamos tudo que ela nos proporciona.

Emagrece

Dos Benefícios da Lichia para a saúde, o primeiro deles é o emagrecimento. Rica em fibras e com baixas calorias, essa fruta possui a combinação perfeita para a perda de peso. Além disso, a lichia é rica em cianidina, substância que estimula a eliminação da gordura, principalmente na região abdominal.

Outra vantagem dessa pequena fruta para quem deseja emagrecer é que ela evita a retenção de líquidos, reduzindo o inchaço corporal que muitas vezes é confundido com excesso de peso.

Reforça as Defesas Imunológicas

Rica em vitamina C, a lichia atua como uma das amigas do sistema imunológico, fazendo com que o organismo fique mais resistente à ação de vírus, bactérias, fungos e demais agentes perigosos. Isso significa que consumir essa fruta reduz problemas como: resfriados, gripes, pneumonia, bronquite, infecções de garganta, infecções urinárias, candidíase, herpes etc.

Leia Também ↓↓: 

Equilibra a pressão arterial

Um dos Benefícios da Lichia para a saúde é a redução da pressão arterial. Isso é possível graças à alta quantidade de potássio presente nessa pequena fruta. O potássio é o principal mineral responsável por equilibrar os níveis de sódio no organismo, evitando que a pressão suba. Outro fator que auxilia na redução da pressão é a presença de folatos (vitaminas hidrossolúveis do complexo B) que favorecem a saúde cardíaca.

Leia Também ↓↓: 

Benefícios da Lichia

Evita o Câncer

Por ser rica em antioxidantes e demais compostos bioativos, a lichia apresenta grandes resultados na prevenção do câncer, especialmente o de mama. Por esse motivo, essa fruta é ainda mais indicada para as mulheres.

Estimula o Intestino

Os Benefícios da Lichia para a saúde se estendem para o intestino, já que essa fruta saborosa fornece uma grande quantidade de fibras e também de magnésio (mineral com efeito laxante). Portanto, quem consome lichia de maneira regular, previne naturalmente uma série de problemas como gases, dificuldades para evacuar, infecções intestinais etc.

Reduz o Colesterol Ruim

Sobre os Benefícios da Lichia, outro dos mais relevantes é a redução dos níveis de colesterol ruim, o perigoso LDL, grande responsável por aumentar os riscos de infarto, derrames, tromboses e demais problemas relacionados à circulação sanguínea.

Rejuvenesce a Pele

A lichia oferece diversos benefícios também para a beleza, sobretudo para a pele. A combinação de fibras, vitamina C e demais nutrientes dessa fruta rejuvenesce a pele e previne a ocorrência de problemas como acnes e manchas. Essa variedade de nutrientes também protege a pele contra os raios ultravioletas.

Favorece os Cabelos

Os Benefícios da Lichia para a beleza são oferecidos também aos cabelos. A vitamina B contida nessa fruta estimula o crescimento e fortalecimento, enquanto que a vitamina C proporciona a nutrição dos fios, hidratando-os naturalmente.

Evita Cãibras

Por conter uma grande quantidade de potássio, a lichia é indicada para pessoas que praticam atividade física com frequência, já que ela evita as cãibras e também proporciona maior resistência durante os treinos.

Fortalece os Ossos

Outro dos Benefícios da Lichia para a saúde está relacionado aos ossos. Devido à excelente concentração de cálcio e magnésio, essa fruta contribui para a manutenção da densidade óssea, evitando doenças como osteoporose (ainda mais comum entre as mulheres).

Previne a Anemia

Por conter ferro e vitamina C, a lichia atua na prevenção e tratamento da anemia. Como muitos sabem, o ferro é um dos principais minerais responsáveis pela saúde do sangue, enquanto que a vitamina C estimula a absorção do ferro. Ou seja, em apenas um fruta, encontramos duas substâncias essenciais para prevenir e combater quadros anêmicos.

Facilita a Digestão

As fibras e ao magnésio presentes na lichia tornam essa fruta uma grande aliada do sistema digestivo, evitando problemas como dores abdominais, vômitos, constipação e gases.

Como Consumir Lichia?

Consumo da Lichia em Suco e Salada de Frutas

Para usufruir de todos os benefícios que a lichia oferece para a saúde é preciso adquirir hábito de aumentar o consumo dessa fruta no dia a dia. Isso pode ser feito das seguintes maneiras:

Sucos

Por ser bastante saborosa, essa pequena fruta é muito utilizada no preparo de sucos refrescantes, incluindo diversas receitas detox. O suco de lichia não precisa de açúcar, podendo ser puro ou misturado com outras frutas.

Salada de Fruta

Outra maneira de usufruir dos Benefícios da Lichia e ganhar em saúde e beleza é por meio de saladas com frutas variadas e algumas lichias. Especialmente indicada no café da manhã, a salada de frutas oferece diversos nutrientes e bastante energia para começar o dia com disposição.

Contraindicações da Lichia

Por mais que essa fruta ofereça benefícios para a saúde, a lichia não é recomendada nas seguintes situações:

Pessoas que sofrem de doenças renais crônicas;
Pessoas diagnosticadas com diabetes ou que apresentam nível glicêmico alto.

Todos os Benefícios da Lichia para a saúde são de grande ajuda para prevenir e tratar doenças de maneira natural, além de enriquecer as refeições com nutrientes essenciais e muito sabor.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: