Se Você Nunca Ouviu Falar Desse Grão, Vai Começar a Comer Depois que Conhecer Os Benefícios da Fava!

Ao Conhecer os Benefícios da Fava,  certamente ela irá fazer parte do seu cardápio, já que é um grande complemento alimentar. A fava é muito famosa no nordeste brasileiro e embora seja um grão pequeno, porém pouco maior que o feijão, é rica em nutrientes. Na culinária pode acompanhar arroz branco e até o feijão. Conheça aqui a lista de benefícios da fava e inclua em sua dieta diária.


Lista de Benefícios da Fava

Para quem não conhece e não sabe os Benefícios da Fava, ela pertence a família das leguminosas e é uma planta de poucos ramos, coloração cinza ou verde e folhas arredondadas ou ovais. Seu fruto oferece muitos nutrientes, como fibras alimentares, proteínas, vitaminas, minerais, baixo teor de gordura e é livre de gordura saturada. Conheça seus benefícios para a saúde:

  • Depressão

É uma arma contra a depressão, já que é rica em aminoácido conhecido por dopamina. Este colabora em aumentar o humor, aliviando quadros de depressão.

  • Fonte de vitamina C

A vitamina C possui natureza antioxidante, colaborando com a eliminação de radicais livres. Sendo assim, colabora contra o envelhecimento precoce e previne contra diversos tipos de cânceres.

  • Coração

Como mencionado, os Nutrientes da Fava ajudam na boa saúde cardiovascular. Sem contar que esses nutrientes também são ricos em fibras alimentares e ambos os tipos, ou seja, tanto solúveis quanto insolúveis. Os alimentos que contém fibras solúveis colaboram com o bom nível de açúcar no sangue e de colesterol, reduzindo a lipoproteína de baixa densidade, ou seja, colesterol ruim.

  • Fonte de Manganês e Ácido Fólico

O ácido fólico tem o papel fundamental com o metabolismo e a proteína dos carboidratos, colaborando com o sistema imunológico, a saúde cardíaca e a síntese de glóbulos vermelhos no sangue.

Benefícios da Fava

  • Gestantes

A fava é ideal para ser consumida por gestantes, já que elas precisam de cálcio e ferro. Pode ser consumida tanto durante a gestação quanto na lactação, já que atende cerca de 14% das necessidades diárias de ferro e colaboram para a boa absorção de cálcio. E por ser rica fonte de fibra solúvel, também ajuda na constipação, que é comum nessa fase.

  • Doença de Parkinson

Por ser uma fonte de levodopa, a mesma coisa que o produto químico que é encontrado em medicamentos para o tratamento de Parkinson, a fava colabora para lidar melhor com essa condição.

A fava pode ser inclusa em sopas, guizadas e saladas. Além desses benefícios citados acima, ela também colabora para o tratamento de diabetes, controla a anemia hipócroma, ajuda no tratamento da anemia ferropênica, estimula a digestão, melhora o funcionamento do intestino, controla a pressão arterial, estabilizando a frequência cardíaca.

Receita com Fava

Anote uma receita deliciosa para usar com fava:

Ingredientes:

  • Sal a gosto
  • 600 gramas de fava verde (descascada)
  • 250 gramas de arroz branco
  • 1 colher de sopa de cebola picada
  • 06 xícaras de chá de água fervente
  • 250 gramas de carne bovina cortada em cubos
  • ¾ xícara de chá de manteiga
  • Pimenta-do-reino a gosto

Como Preparar:

Em uma panela, aqueça a manteiga e coloque a carne (coxão mole ou duro). Espere dourar e coloque as favas e a cebola para refogar. Após, acrescente o arroz, tempere com sal e pimenta-do-reino, misture e adicione água fervente. Cozinhe em fogo baixo. Assim que o arroz estiver pronto, sirva!

Aproveite essa receita que traz os benefícios da fava e saboreie com sua família!