Os Poderosos Benefícios da Cúrcuma Para a Saúde

Os Benefícios da Cúrcuma são inúmeros. Ela é uma erva poderosa anti-inflamatória que tem sido usada há tempos para tratar diversas doenças, pois se mostra eficaz em muitos sentidos.


Prima do gengibre, essa incrível raiz, também chamada de “açafrão indiano”, é nativa da Ásia. Seu principal composto, a curcumina, tem sido amplamente comentado não só por sua potencialidade na prevenção, mas também no combate à múltiplas doenças.

Se você já fez alguma pesquisa à respeito dos Benefícios da Cúrcuma, provavelmente encontrou artigos que falavam da sua grandiosidade. No entanto, você descobriu como realmente essas vantagens se encaixam na sua vida cotidiana?

Benefícios da Cúrcuma Para a Saúde

Nem sempre é tão óbvio. Embora muitos estudos se concentrem em preparações muito concentradas de curcumina em pó, comprimidos ou extratos para a dosagem terapêutica, inserir a cúrcuma como parte de sua dieta diária pode ser a melhor maneira de aproveitar essas vantagens.

Continue lendo para saber mais sobre como usar essa erva para melhorar sua saúde e bem-estar.

Os Diversos Benefícios da Cúrcuma Para a Saúde Geral

A Cúrcuma Contra a Inflamação

A inflamação é a causa de muitos problemas de saúde, como síndrome metabólica, doenças cardíacas e até mesmo câncer. A inflamação também foi apontada como responsável pelo declínio cognitivo.

Um dos Benefícios da Cúrcuma é a sua potente propriedade anti-inflamatória. Para facilitar seu consumo, use a cúrcuma em saladas. Você pode misturar pasta de missô branca, tahine, vinagre de maçã e cúrcuma. Fica simplesmente delicioso e nutritivo.

Cúrcuma Contra os Radicais Livres

Dos Benefícios da Cúrcuma, um dos mais destacados é seu potencial em antioxidante. Ele também auxilia no combate os danos que os radicais livres fazem.

Tal propriedade é incrível para a função cerebral, o sistema imunológico e as alegações anticancerígenas. Ela também aumenta a capacidade antioxidante natural do organismo, o que aumenta o sistema de defesa.

Os ativos antioxidantes da erva beneficiam o semblante saudável, pois protegem a pele dos malefícios dos radicais livres, como os poluentes ambientais. Adicione uma colher de chá ao seu suco ou detox favorito para obter um aumento de antioxidante.

Cúrcuma Ajuda a Impulsionar o Sistema Imunológico

As propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas da curcumina fazem dela uma potência promotora da saúde. No entanto, ela não é absorvida tão bem na corrente sanguínea.

Mas, consumindo-a com pimenta preta, aumenta a absorção, graças a uma substância na pimenta chamada piperina.

Um ótimo remédio que potencializa os benefícios da cúrcuma é um chá frio com gengibre e pimenta preta. Adicione uma colher de chá da erva a 1 xícara de água e leve para ferver.

Desligue o fogo e adicione um quarto de colher de chá de gengibre moído e pimenta preta. Você também pode fazer isso usando leite de coco em vez de água.

Consumir a curcumina com alimentos ou bebidas que contenham gordura, ajuda a absorvê-la de forma mais eficaz, pois essa substância é solúvel em gordura.

Cúrcuma Alivia a Dor Nas Articulações

Benefícios da Cúrcuma

Os benefícios anti-inflamatórios da curcumina podem ajudar a aliviar a dor nas articulações. Estudos mostraram resultados promissores na capacidade da cúrcuma e da curcumina em controlar a dor e a inflamação associada à artrite.

Também pode ser útil para atletas que procuram aliviar a tensão muscular.

Cúrcuma Pode Ajudar a Tratar e Prevenir o Câncer

A cúrcuma foi estudada extensivamente por seu papel no tratamento e prevenção de vários tipos de câncer. Tais estudos tiveram muitos resultados promissores, tanto em animais quanto em humanos.

A erva é uma ótima combinação natural para um prato à base de plantas de combate ao câncer. Misture açafrão, gengibre, canela, cravo, cominho e pimenta preta com azeite e misture com grão de bico.

Asse a 180º C até ficar dourado (cerca de 20 minutos). Pronto! Agora é só desfrutar de uma refeição saborosa.

Protege o Coração

A curcumina e a cúrcuma demonstraram proteger o coração de várias maneiras, uma vez que elas melhoram a função endotelial e reduzem a inflamação e os danos causados ​​pelos radicais livres.

Aproveite os benefícios de uma forma deliciosa, cozinhando cúrcuma em um prato rico em fibras como arroz integral, quinoa ou cevada.

Ajuda a Curar Seu Intestino

Embora muitas vezes associamos cúrcuma com alimentos condimentados, ela tem sido usada para tratar condições intestinais inflamatórias, como a colite. Experimente em uma sopa usando um caldo orgânico de osso de galinha como base.

Regula Seu Humor

Também foi demonstrado o impacto positivo da curcumina no tratamento da depressão, uma vez que ela reverte as alterações cerebrais prejudiciais que ocorrem nessa condição.

Também tem sido estudada por seu potencial em aumentar os níveis de neurotransmissores reguladores do humor, como a serotonina e a dopamina.

A Cúrcuma Pode Afastar Doenças Neurodegenerativas

Como a curcumina atravessa a barreira hematoencefálica, pesquisas sugerem que o cérebro também pode se beneficiar de seus ativos anti-inflamatórios e antioxidantes. Isso sem contar com a prevenção de doenças como o Alzheimer.

Melhora a Função Cognitiva a Longo Prazo

Um dos Benefícios da Cúrcuma é seu potencial para aumentar a saúde cerebral, pois aumenta e apoia os níveis saudáveis ​​de um hormônio chamado fator neurotrófico derivado do cérebro.

Ela desempenha um papel fundamental na função cognitiva a longo prazo. Uma vez que a cúrcuma vai bem com ovos, outro bom alimento para o cérebro.

Se você ainda não se convenceu dos Benefícios da Cúrcuma incremente suas receitas já e veja a diferença.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: