Benefícios Da Cana Do Brejo Para a Saúde

Canal Cura Verde

Rate this post

Os Benefícios Da Cana Do Brejo, também chamada de cana-roxa, são surpreendentes, já que essa planta tão comum nos jardins possui diversas propriedades medicinais que promovem o tratamento natural de várias doenças. Confira nosso post e veja como ela atua na sua saúde.

Os Benefícios Da Cana Do Brejo para a Saúde

Quando falamos dos Benefícios da Cana Do Brejo é importante sabermos que todos eles estão relacionados principalmente às propriedades diuréticas e anti-inflamatórias dessa planta. Vamos conhecê-los.

Favorece o Emagrecimento

Sim. Entre os Benefícios Da Cana Do Brejo, um dos principais é que o chá dessa planta contribui para o emagrecimento. Esse efeito é possível graças às propriedades diuréticas que agem na eliminação da gordura e do açúcar, fazendo com que o organismo passe por um processo de limpeza.

Além disso, o consumo de bebidas diuréticas evita a retenção de líquidos, eliminando o inchaço que muitas vezes é confundido com excesso de peso. Para potencializar o efeito da cana do brejo é necessário adotar uma dieta equilibrada (rica em nutrientes) e também praticar atividade física de forma regular.

Previne e Trata Infecções Renais

Dos Benefícios Da Cana Do Brejo para a saúde, outro dos mais significativos está relacionado ao sistema renal. Rica em substâncias anti-inflamatórias e diuréticas, essa planta possui a combinação perfeita para prevenir e tratar infecções no aparelho renal que geralmente são provocadas pela ação de bactérias ou vírus.

No caso de pessoas que tendem a apresentar infecções urinárias com frequência, é aconselhado o consumo do chá de cana do brejo (desde que observadas as contraindicações) e que ele seja por um curto período.

Alivia Dores de Cabeça

Além das propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, a cana do brejo também apresenta efeito analgésico, atuando no alívio das dores de cabeça. Por essa razão, o consumo do chá dessa planta também é indicado para as pessoas que constantemente sofrem dores de cabeça devido ao estresse ou tensões do dia a dia.

Leia Também ↓↓: 

Benefícios da Cana do Brejo

Ajuda Eliminar Pedras dos Rins

Os Benefícios Da Cana Do Brejo para os rins são muitos. Além de prevenir e tratar infecções relacionadas a esse órgão, o consumo do chá dessa planta estimula a eliminação dos cálculos renais (pedras nos rins). No caso de pedras pequenas, a ingestão de bebidas com alto poder diurético, como o chá de cana do brejo, fazem com que as pedrinhas sejam eliminadas naturalmente sem maiores complicações.

Outra vantagem é que por conter substâncias anti-inflamatórias, esse chá evita que os pequenos cristais eliminados pelas pedras causem dores ou inflamações no aparelho urinário.

Trata Doenças Venéreas

Os Benefícios Da Cana Do Brejo são perceptíveis no tratamento natural de doenças venéreas, principalmente a sífilis, que consiste numa infecção bacteriana na maioria das vezes transmitida pelo contato sexual. Essa planta também é indicada para o tratamento de gonorreia (infecção bacteriana transmitida durante o ato sexual) e leucorreia (corrimento vaginal geralmente causado por fungos, vírus ou bactérias).

Os bons resultados da cana do brejo no tratamento dessas doenças deve-se em grande parte à ação de combate às bactérias causadoras desses problemas. Além de tratar as doenças venéreas mencionadas acima, a cana do brejo contribui para reduzir os sintomas de distúrbios menstruais, tais como dores e demais desconfortos antes e durante a menstruação.

Promove uma Desintoxicação no Organismo

Assim como todas as bebidas com propriedades diuréticas, a cana do brejo promove uma saudável desintoxicação no organismo, eliminando por meio da urina diversas toxinas que poderiam causar doenças. Esse processo de desintoxicação acaba beneficiando vários órgãos e também contribui para a perda de peso.

Receita do Chá de Cana do Brejo

Para usufruir dos benefícios dessa planta, conforme mencionamos, uma das melhores maneiras é por meio do chá. Confira a receita.

Chá de Cana do Brejo

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de cana do brejo;
  • 500 ml de água.

Modo de Preparo:

Colocar a água em um recipiente e levar ao fogo;
Assim que a água estiver bem quente e um pouco antes de ela começar a ferver, colocar a cana do brejo e desligar o fogo;
Tampar o recipiente e deixar abafado por 10 minutos. Isso faz com que a água incorpore bem as propriedades medicinais da planta;
Coar o chá e beber ao longo do dia.

O recomendado é ingerir de 2 a 3 xícaras desse chá por dia até que os sintomas apresentem melhora. Obs: o uso prolongado desse chá não é recomendado.

Contraindicações do Chá

O chá de cana do brejo não é indicado nas seguintes situações:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Crianças pequenas;
  • Idosos.

Pessoas diagnosticadas com alguma doença ou que fazem uso de medicamentos de forma constante devem consultar o médico antes de iniciar o consumo de cana do brejo e demais plantas medicinais.

Embora sejam muitos os Benefícios da Cana do Brejo para a saúde, é preciso frisar que o consumo dessa planta não elimina a necessidade de acompanhamento médico e uso dos medicamentos tradicionais prescritos.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA: Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.

Recomendados Para Você: