Confira os benefícios que a caminhada pode trazer para sua vida!

Inscreva-se em nosso canal:
Rate this post

Atualmente, muitas pessoas estão acima do peso devido à rotina estressante de trabalho e alimentação inadequada. Diante disso, é preciso começar a praticar alguma atividade física. Geralmente, a primeira escolha é a caminhada, que garante queima de calorias e uma melhora na qualidade de vida. Veja logo abaixo os benefícios da caminhada para sua saúde e bem estar!

A caminhada é uma atividade muito simples de ser realizada, já que pode ocorrer nas ruas do seu bairro, ou então até mesmo na esteira de sua casa. A prática pode ser realizada por pessoas de qualquer idade, seja jovem ou idoso. A pessoa que faz caminhada tem um aumento significativo na sensação de bem estar e, também, uma melhora na circulação sanguínea.

Veja lista de benefícios da caminhada

1- Melhora da Circulação Sanguínea

De acordo com estudos de uma universidade pública do Brasil, uma caminhada de apenas 40 minutos reduz a pressão arterial no dia seguinte depois da finalização da atividade. Isto acontece devido o aumento do fluxo de sangue durante o exercício, que faz com que ocorra a expansão dos vasos sanguíneos. Diante disso, acontece a diminuição da pressão arterial.

2- Pulmão

A caminhada é uma importante aliada dos pulmões, pois com os exercícios físicos acontece o aumento das trocas gasosas. Assim, acontece a eliminação de impurezas do órgão. Então, o pulmão fica com menos catarro e poeira, evitando o surgimento de doenças no órgão.

3- Osteoporose

Ao caminhar ocorre toda uma movimentação de músculos e ossos que é benéfica para o combate à osteoporose. Com isso, ocorre um aumento nos estímulos elétricos no organismo, o que facilita a absorção de cálcio. A caminhada traz benefícios até mesmo para as pessoas diagnosticadas com osteoporose há bastante tempo.

4- Depressão

benefícios da caminhada

Na hora da caminhada, o organismo libera endorfina, que é o hormônio que garante sensação de alegria e bem estar para as pessoas. Com isso, a pessoa se sentirá motivada a praticar cada vez mais atividades físicas, contribuindo para uma melhora no quadro de doenças como a depressão e ansiedade, que atinge um grande número de pessoas nos dias de hoje.

Leia Também ↓↓: 

Além disso, as caminhadas também ajudam na melhora do humor das pessoas. Esta prática contribui ainda, de forma significativa, para o aumento da autoestima das pessoas.

5- Saúde do Cérebro

Segundo um estudo de uma universidade dos Estados Unidos, a caminhada garante um aumento dos circuitos cerebrais, reduzindo os problemas de falta de atenção e memória, que afetam um grande número de pessoas, principalmente os idosos.

Além disso, este mesmo estudo identificou que pessoas que caminham, pelo menos, 10 quilômetros durante uma semana têm menos chances de sofrer com doenças como Alzheimer.

6- Sono

A caminhada que é realizada no período da manhã garante uma maior quantidade de adrenalina ao organismo. Com isso, a pessoa fica disposta para trabalhar durante o dia. Já à noite a pessoa adormece de forma mais fácil. Geralmente, quem faz caminhada não sofre com insônia ou sonolência.

7- Perda de Peso

Quem faz caminhadas geralmente está acima do peso. Diante disso, podemos dizer que a caminhada se torna uma aliada no processo de emagrecimento. Isto ocorre por que acontece um aumento na demanda de calorias do organismo, fazendo com que ocorra a queima de gorduras localizadas.

Outros benefícios da caminhada

  • Combate à diabetes;
  • Previne derrames e infartos;
  • Controla o desejo por chocolate.

Agora você já conhece os benefícios da caminhada. Então, comece a praticar esta importante atividade física. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA: Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.

Recomendados Para Você: