Você nunca imaginou que a calêndula tivesse tantos benefícios para sua saúde!

A calêndula oferece muitos nutrientes à saúde. Entre eles, ela melhora a inflamação inferior, aparência da pele, elimina cólicas, aumenta a visão e reduz o risco de alguns tipos de câncer. A calêndula pode ser usada em saladas e em ensopados, o que oferece muitos compostos orgânicos, antiinflamatórios e antioxidantes. Conheça os benefícios da calêndula!


Lista de benefícios da calêndula

Ela é uma planta herbácea anual e tem origem na região do Mediterrâneo. Seu nome significa calend, primeiro dia de todo mês. Existe uma lenda antiga que levou muitos a acreditar que só de olhar para a flor, a visão melhorava. Durante anos a calêndula se tornou alvo de estudos, onde muitos comprovaram os benefícios que ela oferece, conforme popularizou.

Sua flor é usada também em forma de cataplasma que serve para curar feridas no geral. Além disso, muitos utilizam a calêndula para nutrir e hidratar a cútis e para agir como anti-inflamatório. Muitos a utilizam também para fazer lavagens nasais, onde enfatizam a sua eficácia. Quem sofre com hemorróidas também utiliza a flor para banho, com a finalidade de cura.

A calêndula possui muitas propriedades de cura, como você pode perceber acima. Seu óleo pode ser aplicado em picadas de insetos, cortes, contusões e em arranhões. Além disso, ela ajuda a proteger contra infecções, mantendo machucados no geral mais seguro. Veja mais!

Saúde oral

Por conter algumas propriedades antibacterianas, ela é um ingrediente que está presente em vários produtos de higiene e saúde. Para a saúde bucal, ela é eficaz por matar bactérias que causam cáries e gengivite.

Visão

Ela contém beta-caroteno, que é essencial à saúde e garante o bom funcionamento dos olhos. Assim, ela previne a degeneração macular e a cataratas.

Cólicas

Ela também possui propriedades antiespasmódicas, ajudando para quem sofre com cólicas, distúrbio do sistema nervoso, entre outras condições.

Benefícios da Calêndula

Inflamação

Não importa em qual parte do corpo está a inflamação, a calêndula pode reduzi-la. O seu chá ajuda contra a congestão e tosse, além de agir contra a artrite, normaliza o sistema gastrointestinal, entre outros.

Pele

Além de conter propriedades antibacterianas, a calêndula também melhora a aparência da pele. Isso porque seu óleo afeta o fluxo de sangue nas células da pele, ajudando a reduzir o aparecimento de manchas na pele e o aparecimento de rugas.

Prevenção do câncer

A calêndula oferece propriedades antitumorais.

Receita natural com calêndula

Selecionamos aqui uma receita de chá de calêndula, assim você poderá aproveitar muito mais os benefícios:

O que você vai precisar:

  • 01 colher (sopa) de calêndula
  • 01 litro de água

Adicione a água em um recipiente e leve ao fogo até que ferva. Após, desligue o fogo e coloque a calêndula e tampe. Reserve até que a bebida fique morna. Depois, é só coar e consumir.

Agora você já conhece todos os benefícios da calêndula e pode começar a utilizá-la para diversos fins. Aproveite a nossa receita e faça um chá para obter um melhor resultado.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: