Afinal, a cafeína faz bem ou mal para a saúde? Saiba tudo agora!

Kinax

A cafeína está presente no chocolate, café, guaraná e outras bebidas. Ou seja: a substância faz parte do nosso dia a dia. Porém, ouvimos muitas pessoas e, também, especialistas ora dizer que a cafeína faz bem, ora que ela faz mal para a saúde. Preparamos este artigo para sanar suas dúvidas sobre o tema. Veja logo abaixo os principais benefícios da cafeína!

Confira lista de benefícios da cafeína

1- Depressão

De acordo com pesquisas, quem consome cafeína tem menos chance de ter depressão, ou então cometer suicídios. O estudo constatou que essa diminuição atinge 20% das pessoas que consomem alimentos à base de cafeína, de forma regular.

2- Doenças Neurodegenerativas

Quem consome café regularmente tem menos chances de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Parkinson, de acordo com um instituto de pesquisas dos Estados Unidos.

Ainda segundo a pesquisa, este efeito positivo da bebida ocorre devido à ação da cafeína, mas muitas pessoas pensam que ela ocorre graças aos nutrientes presentes no café.

Já outras pesquisas da área indicam que a cafeína presente principalmente no café reduz em até 65% o risco das pessoas terem Alzheimer futuramente.

3-Câncer

As pessoas que consomem quatro ou mais xícaras de café durante um dia têm menos chances de ter câncer de boca, de fígado, útero, cólon e próstata, segundo um estudo de uma entidade norte-americana. Portanto, tomar café ou chá diariamente evita este tipo de doença grave.

4- Desempenho nos Esportes

A cafeína ajuda a melhorar a performance de atletas, de acordo com estudos científicos. Além disso, a substância reduz a sensação de cansaço após uma série de treinos e, ainda, aumenta a força muscular.

Leia Também ↓↓: 

Por isso, muitas atletas passaram a consumir alimentos, principalmente bebidas que possuem em sua composição a cafeína.

 

benefícios da cafeína
5- Diabetes

Vários estudos e pesquisas científicas indicam que o consumo de uma xícara de café todos os dias é capaz de reduzir em 7% o risco de ter diabetes. Já em outras pesquisas este valor pode aumentar para mais de 65%.

Isto ocorre por que a cafeína tem forte ação sobre a insulina, que é o hormônio responsável por regular a entrada de glicose em todas as células.

6- Expectativa de Vida

De acordo com estudos da área médica, pessoas que consomem café, que é uma bebida rica em cafeína, têm menos chances de contrair vários tipos de doenças.

Este efeito pode ser adquirido graças à ação da substância no organismo, mas os antioxidantes presentes no café também ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: