Você gosta de chuchu? 10 incríveis razões para você comer chuchu, confira!

Inscreva-se em nosso canal:
5 (100%) 2 votes

Embora este legume seja pouco lembrado pela grande maioria das pessoas, os benefícios do chuchu podem proporcionar muito mais saúde para todo o corpo.

Quer saber quais são esses benefícios e como inserir este legume no cardápio? Confira a lista abaixo.

Lista dos 10 principais benefícios do chuchu

Benefícios do chuchu

1 – Combate o colesterol

Devido ao fato de o chuchu conter uma grande quantidade de fibras solúveis, ele é considerado um grande aliado ao combate do colesterol ruim, conhecido como LDL, promovendo uma verdadeira faxina na corrente sanguínea.

2 – Previne o câncer

Pouquíssimas pessoas sabem disso, mas outro dos benefícios do chuchu consiste na prevenção e auxílio ao tratamento do câncer.

O motivo disso é que o chuchu é rico em antioxidantes, substâncias cruciais no combate aos radicais livres responsáveis pelo surgimento de tumores.

3 – Melhora o funcionamento do intestino

Em virtude da quantidade de fibras contidas neste legume, o consumo regular de chuchu contribui consideravelmente para o bom funcionamento do intestino, evitando problemas de prisão de ventre, constipação, irritação no intestino e até mesmo as infecções mais graves nesta região do corpo.

4 – Ajuda a emagrecer

Outro dos benefícios do chuchu para a saúde é que ele ajuda no emagrecimento.

Isso ocorre porque este legume possui uma quantidade baixíssima de calorias, não tem qualquer tipo de gordura saturada e também é rico em fibra, ou seja, a combinação perfeita para um corpo mais saudável.

5 – Combate a hipertensão

Outra informação que muitas pessoas desconhecem com relação ao chuchu é que ele é muito rico em potássio.

Essa substância faz com que o organismo consiga equilibrar a quantidade de sódio contida na corrente sanguínea, fazendo com que a pressão arterial seja naturalmente estabilizada.

6 – Previne acidente vascular cerebral

Pelo fato de o chuchu evitar episódios de coagulação sanguínea, ele consiste em um excelente agente natural na prevenção do acidente vascular cerebral – AVC.

Além disso, o consumo regular deste legume evita demais tipos de doenças relacionadas à má circulação do sangue como, por exemplo, tromboses e até mesmo infartos.

7 – Previne e combate o diabetes

O chuchu é considerado um dos alimentos mais eficazes para equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Leia Também ↓↓: 

Como já mencionado, por ele ser rico em fibras solúveis, ele atua na absorção do açúcar, fazendo com que esta substância não fique acumulada no organismo.

8 – Auxilia no tratamento e prevenção da anemia

Por ser rico em ferro e em vitamina B2, este legume também é considerado um poderoso aliado ao combate da anemia.

O ferro e a B2 são responsáveis por estimular a produção de glóbulos vermelhos, fazendo com que a hemoglobina sempre permaneça em níveis adequados.

9 – Fornece energia para o corpo

Poucas pessoas sabem disso, mas o chuchu, por incrível que pareça, trata-se de uma excelente fonte de energia para o corpo.

Isso é possível devido à grande quantidade de manganês contida neste alimento. Esta substância desempenha um papel fundamental para proteína  transformando gordura em energia.

10 – Rejuvenesce a pele

Além de fazer um bem imenso à saúde, outro dos benefícios do chuchu também diz respeito à beleza.

Rico em ácido fólico, vitaminas (C e E) e zinco, este legume é capaz de proporcionar uma pele muito mais bonita e saudável combatendo sinais de expressão, manchas e até mesmo acnes.

Como inserir o chuchu com mais frequência na alimentação?

Depois de conhecer os benefícios do chuchu, fica bem clara a importância de adicioná-lo ao cardápio.

Para isso, as melhores opções são utilizá-lo no preparo de sopas com legumes variados, saladas (preferencialmente temperadas com azeite extravirgem e limão) e até mesmo a famosa maionese de chuchu.

Esta maionese consiste em substituir a batata (alimento com alto índice de carboidrato) pelo chuchu, tornando este prato bem mais leve sem perder o sabor.

Como é claro perceber, usufruir dos benefícios do chuchu, por meio de uma alimentação mais equilibrada e rica em nutrientes, é bem mais fácil do que muitas pessoas imaginam.

Compartilhe essas informações com seus amigos e amigas!


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA: Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.

Recomendados Para Você: