Combata a anemia com os alimentos ricos em ferro na sua alimentação diária!

Canal Cura Verde

Rate this post

A ingestão de alimentos ricos em ferro, como, por exemplo, o pão de cevada ou as carnes vermelhas, pode auxiliar a recuperação de quadros de anemia quando provocada pela falta deste componente na corrente sanguínea.

No entanto, os alimentos ricos em ferro são essenciais para todas as etapas da sua vida e precisam fazer parte da dieta alimentar, sobretudo, nos idosos, nas crianças de colo e nas grávidas. Isso acontece porque estas pessoas contam com uma exigência mais elevada de ferro no corpo.

Ficou interessado em saber mais sobre a capacidade deste grupo alimentar? Então, basta acompanhar o nosso post!

Lista dos alimentos ricos em ferro

Fonte animal

1 – Carré
2 – Vitela
3 – Gema de ovo
4 – Mexilhão
5 – Cordeiro
6 – Fígado

Fonte vegetal

1 – Feijão preto
2 – Pão de cevada
3 – Pão de soja
4 – Feijão branco
5 – Beterraba crua
6 – Agrião
6 – Salsa
7 – Grão-de-bico
8 – Lentilha
9 – Ervilha

 

Alimentos ricos em ferro

De maneira geral, os alimentos ricos em ferro de origem animal permitem uma assimilação de ferro de até 30% do total do mineral, enquanto que os alimentos de origem vegetal oportunizam uma oferta de 5% da quantidade de ferro.

Dicas para evitar as crises de anemia

De fato, o consumo de alimentos ricos em ferro pode ser determinante para escapar de quadros de anemia, mas outras técnicas também são essenciais para garantir a sua saúde.

1 – Ferro com vitamina C

Quando você vai consumir alimentos ricos em ferro de fonte vegetal, como, por exemplo, a salsa ou o feijão, é preciso mesclar com uma fonte de vitamina C, bem como a laranja, pimentão ou o morango.

O objetivo disto é aprimorar a absorção do ferro. Então, você pode comer arroz com feijão e saborear uma laranja de sobremesa.

2 – Evite alimentos com muito cálcio

Você não deve exagerar nos alimentos com muito cálcio nas refeições mais importantes, ou seja, nada de leite, queijo ou iogurte no almoço ou no jantar.

Vale lembrar que o cálcio é um inibidor natural da assimilação do ferro pelo seu organismo.

3 – Não exagere nos alimentos integrais

Os alimentos integrais são uma boa opção na sua dieta, desde que não sejam consumidos de maneira exagerada. Afinal, os fitatos nos cereais acabam por reduzir a eficácia da absorção do ferro nos alimentos.

4 – Dispense os doces nos chás

Os chás são ótimos complementos no seu dia a dia, desde que não contem com doces, chocolate, vinho tinto ou determinadas ervas. Como citado anteriormente, os componentes destes alimentos afetam a absorção do ferro.

5 – Panela de ferro

Não é coincidência! Mas preparar os alimentos ricos em ferro em uma panela do mesmo componente pode elevar a quantia de ferro nos alimentos com menor proporção, como o arroz.

6 – Misture as frutos e os legumes nos sucos

Uma ótima pedida é mesclar os legumes e as frutas nos sucos como uma maneira de enriquecer os seus hábitos alimentares. Você vai se sentir muito mais fortalecido ao adotar essas receitas para a sua vida.

Leia Também ↓↓: 

Gostou de conhecer os alimentos ricos em ferro? Então, você pode aproveitar para compartilhar esse material nas redes sociais!


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA: Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.

Recomendados Para Você:


Cura Verde em Espanhol