Alimentos que Geram Energia para seu Organismo.

Alimentos que Geram Energia são diversos, basta saber encontra-los. Atletas e pessoas que treinam em academias precisam de muita energia para aguentar a rotina exaustiva de treinos ao longo do dia. Dessa forma, é preciso conhecer alguns alimentos que geram energia. Veja abaixo os Alimentos que Geram Energia para o corpo e a mente.


Veja Lista de Alimentos que Geram Energia

Os cuidados com a alimentação são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Confira a lista com Alimentos que Geram Energia e Disposição. Veja abaixo quais são eles e inclua-os na dieta.

Beterraba

Para alguns a beterraba é um legume, já outros preferem classifica-la como uma hortaliça B. Porém, isto não importa muito, pois este legume contém uma fonte inesgotável de carboidratos (energia), ferro, potássio, fibras, magnésio, sódio, vitamina C, nitrato e betaína, que é um pigmento bioativo que tem função anti-inflamatória e antioxidante.

De acordo com estudos, este pigmento tem relação com a redução da fadiga dos músculos, sendo, desta forma, a beterraba muito importante para o processo energético que os atletas precisam.

É recomendável tomar suco de beterraba (500 ml) ou 200 gramas de beterraba duas horas antes dos treinos. Alguns esportistas preferem o suplemento do legume, ou então o suco pronto em pó da beterraba.

Aveia

A aveia é muito usada por atletas e esportistas, pois tem alta concentração de carboidratos, com grande quantidade de amido em sua composição. Além disso, a aveia tem a maior concentração de aminoácidos entre os outros cereais. A aveia também possui muitas vitaminas, como complexo B e Vitamina E, minerais (ferro, fósforo, magnésio, cálcio, zinco, manganês).

A fibra solúvel presente na aveia ajuda a reduzir a absorção do colesterol na corrente sanguínea. O esportista encontra a aveia em forma de farelo, farinha ou flocos. É indicado usar a aveia como complemento de outros alimentos. Assim, é só adicionar aveia no leite, frutas ou iogurtes.

 

Mel

O mel é um adoçante natural, devendo sempre substituir o açúcar por ser mais saudável. Além disso, o mel tem propriedade anti-inflamatória, melhorando a imunidade. O produto é uma fonte de energia, pois é composto de açúcares (glicose e frutose).

O mel deve sempre ser usado para adoçar sucos, leite, frutas, lanches, principalmente no período da manhã, ou antes, de começar as atividades esportivas.

Guaraná

O guaraná contém substâncias como cafeína, teofilina, teobromina, que são derivadas da xantina. Além disso, no guaraná encontramos ferro, magnésio, potássio, cálcio, vitaminas (A e B1). O produto é vendido em pó, cápsulas, bastão, rama e xaropes.

A grande quantidade de cafeína presente no guaraná faz com que ele se torne um estimulante. Dessa forma, acontece um atraso da fadiga em atividades que exigem muito do atleta ou esportista. Além disso, a cafeína age no sistema nervoso central. Com isso, ocorre a redução do sono e da fadiga, melhorando a capacidade de compreensão das pessoas.

Após cinco minutos de ingestão, a cafeína presente no guaraná começar a agir no organismo. Este efeito pode durar até seis horas depois do consumo do produto. Porém, pessoas cardíacas ou hipertensas não devem usar o guaraná, pois podem haver reações adversas.

Maca Peruana

A maca peruana, que também é conhecida como Ginseng dos Andes, é uma excelente fonte de carboidratos. Desta forma, a raiz funciona como um Alimento que Gera Energia para o organismo. Além disso, encontramos na maca peruana: Vitamina C,E, complexo B, fibras, potássio, ferro, cálcio, zinco, polifenóis, entre outras substâncias.

O produto é encontrado como farinha de maca peruana ou, então, pode ser manipulado e comercializado em cápsulas. Em pó basta adicionar a farinha em outros alimentos.

Agora você já conhece cinco Alimentos que Geram Energia! Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!


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