Açafrão tem poder: pesquisa mostra melhora no desempenho de atletas

Corredores que consumiram a cúrcuma depois do exercício prolongado tiveram aumento da atividade anti-inflamatória e ainda a redução das lesões musculares


Um estudo realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), pela equipe do pesquisador João Felipe Mota, feito com 28 atletas de corrida de rua, apontou que o consumo da cúrcuma (açafrão da terra) nas refeições ajuda na recuperação física.

Durante um mês, os cientistas acompanharam 28 atletas. Catorze utilizaram cápsula de açafrão e a outra metade usou um placebo (cápsulas sem o açafrão).

O material foi analisado no laboratório, onde fizeram uma coleta de sangue antes, logo após e 24 horas depois de uma corrida de 21km. (Confira abaixo a reportagem do Bom Dia Brasil que mostra o teste dos atletas).

Os pesquisadores observaram que, logo após a prova e 24 horas depois, ocorreu o aumento da atividade anti-inflamatória no grupo que recebeu o açafrão, além da redução de um marcador de lesão muscular denominado mioglobina. Indicando, portanto, que a cúrcuma proporciona recuperação muscular mais rápida e menor dano muscular.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: