Tudo o que você precisa saber para facilitar diagnostico do câncer de testículo!

O câncer é a doença mais temida da atualidade, no entanto, costuma dar diversos avisos. Por isso, é essencial conhecer os principais sintomas de câncer de testículo.


Geralmente, esses alertas podem passar despercebidos, mas sempre transmitem que algo estranho está acontecendo no organismo. O câncer de testículo conta com diversos sinais bem visíveis, como, por exemplo, os caroços.

Para reconhecer uma situação de risco, basta conferir o nosso post sobre os sintomas de câncer de testículo mais comuns e os seus fatores de riscos.

Saiba tudo sobre os sintomas de câncer de testículo

De fato, os testículos produzem esperma e hormônios masculinos. Nos adultos, os órgãos podem atingir o tamanho de uma bola de golfe. Porém, existem algumas mudanças que podem ser percebidas devido ao surgimento do tumor.

1 – Sensibilidade

Um dos primeiros sintomas de câncer de testículo se refere ao aumento da sensibilidade e das dores na região.

2 – Caroços

É muito normal também o surgimento de caroço, inchaço e até mesmo fortes dores debaixo do ventre.

3 – Acúmulo de líquido

Além disso, o paciente tem a sensação de peso no escroto, sendo este o resultado do acúmulo de líquido.

4 – Inchaço das mamas

Muitos doentes também percebem o inchaço das suas mamas, já que isso pode aumentar por cerca de 15 dias. Realmente, é um dos sintomas de câncer de testículo e exige a procura por um médico.

sintomas de câncer de testículo

Principais causas do surgimento do câncer

Normalmente, a enfermidade atinge homens entre 15 e 35 anos. Portanto, se trata de uma doença que afeta pessoas jovens. Sendo que as suas principais causas são:

1 – Deformação no testículo

A tendência de se ter um testículo muito pequeno ou muito grande pode representar maior chance de desenvolver a doença.

2 – Genética

A genética do paciente também pode influenciar na probabilidade de surgimento da enfermidade.

3 – Idade

Jovens e adolescentes são mais propensos a registrar o câncer.

4 – Etnia

Vale destacar que os homens brancos têm mais chances de desenvolver o câncer do que homens negros.

Tratamento e chances de recuperação

De acordo com pesquisas cientificas, ter apenas um testículo atingido pelo câncer é o mais comum. Isso significa que apresentar o problema raramente acontece nos dois testículos.

A cada 5 mil homens que apresentam os sintomas de câncer de testículos, somente um chega realmente a falecer.

Portanto, quando mais rápido e precoce o diagnostico, maiores são as chances de cura. Sendo assim, as probabilidades de cura são altíssimas, pois o tratamento é eficiente e seguro.

Entretanto, é essencial ficar atento a qualquer alteração no seu corpo. Portanto, se houver alguma anormalidade nos testículos e durar por muito tempo, não hesite em consultar um médico e dar início ao tratamento o quanto antes.

Gostou de saber mais sobre os sintomas de câncer de testículo? Então, aproveite para compartilhar esse material com os amigos o quanto antes e auxiliar a conscientização da maior quantidade de pessoas possível!