Uma Salsicha Faz Mal e Pode Tirar 15 Minutos da sua Vida!

Você gosta de salsicha? Cuidado! Salsicha Faz Mal e um estudo conduzido pelo prestigioso periódico British Medical Journal comprovou que a cada salsicha consumida, a vida pode ser reduzida em 15 minutos.


A salsicha é uma carne muito consumida mundo a fora. Seja por seu sabor, pela facilidade de seu preparo ou por ser um produto muito barato se comparada a carnes mais “refinadas” ou até mesmo outros produtos processados.

A principal maneira de se fazer a salsicha é o “cachorro-quente”, perfeito para o lanche do fim de semana, podendo servir muitas pessoas e não dando trabalho na cozinha.

Mas não é apenas no lanche que a salsicha está presente, também em receitas com macarrão, salgados de forno ou fritos, tortas e bolos salgados, etc.

Sendo um alimento tão utilizado, pode acabar existindo a preocupação de que a salsicha faz mal à saúde.

Em Excesso a Salsicha Faz Mal

A Salsicha Faz Mal quando consumida com muita frequência e em excesso, já que se trata de um alimento embutido, e para ter maior duração é modificada quimicamente.

Um dos graves problemas em relação aos alimentos embutidos é o fato de eles carregarem um teor alto de gorduras saturadas, que estão associadas ao aumento dos níveis de colesterol e a elevação do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Fator Sódio

Um dos principais componentes do sabor salgado e que em quantidades exatas é capaz de causar benefícios a saúde de quem o consome.

Porém, o excesso de sódio é extremamente perigoso para o corpo humano.

Os problemas vão desde elevação da pressão arterial até ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

A salsicha é um produto com uma quantidade enorme de sódio tendo uma concentração de 848 mg para cada 100 g de carne.

Parece Pouco?

Mas a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos de 2.000 mg por dia e 100g de salsicha chega quase a metade do limite.

E quem resiste a comer apenas um cachorro quente?

Salsicha Faz Mal

 

Gordura Saturada

A salsicha é um alimento rico em gorduras saturadas.

Este tipo de gordura é um grande vilão da saúde mundial.

Basicamente ele causa os mesmos problemas que o excesso de sódio, levando a pessoa a poder ter doenças do coração, infartos e AVCs.

Agora imagina juntar o sódio a gordura saturada?

É justamente isso que a salsicha faz, por isso é bom evitar seus excessos.

Carne Processada

Como dito, a salsicha é uma carne processada. Em seu processo de fabricação, componentes são adicionados para que o produto dure mais nas prateleiras e também na geladeira dos consumidores.

No caso da salsicha há o nitrito e também o nitrato.

Pesquisas já confirmaram que esses dois componentes são capazes de aumentar a probabilidade da formação de células cancerígenas.

No geral, diversas carnes processadas levam o nitrito e o nitrato em suas composições, por isso é bom estar atento em quais alimentos estão constantes na alimentação diária.

Asmáticos Também Sofrem com o Nitrito

Em problemas menores do que os ditos antes, mas com uma necessidade de aviso, as pessoas que possuem asma devem estar atentas aos produtos processados.

O nitrito contido na salsicha faz mal aos que sofrem com a asma, podendo elevar a quantidade e intensidade dos quadros da doença que vão desde dor no peito até falta de ar intensa.

A pesquisa divulgada ainda precisa ser aprofundada, mas a prevenção é melhor do que arriscar ter mais problemas.

Compartilhe essas informações para ajudar quem precisa.