12 motivos que farão você repensar o consumo de cebola…

Os benefícios da cebola estão muito associados à utilização dela como tempero dos alimentos.

Entretanto, poucas pessoas sabem exatamente como ela pode favorecer o organismo e contribuir consideravelmente para uma vida mais saudável.

Para conhecer quais são esses benefícios e quais as melhores maneiras de aumentar o consumo diário de cebola, basta conferir nosso post!

Relação dos principais benefícios da cebola

1 – Favorece o funcionamento dos rins

Por serem ricas em antioxidantes, as cebolas contribuem para que os rins consigam eliminar com maior facilidade as substâncias prejudiciais ao organismo.

Vale ressaltar que, para potencializar os benefícios da cebola para os rins, o mais recomendável é ingeri-la crua.

2 – Ajuda a emagrecer

Devido ao fato de a cebola acelerar o metabolismo, possuir pouquíssimas calorias e ser rica em fibras, esta planta consiste numa eficaz aliada para o processo de emagrecimento.

Leia Também ↓↓: 

Além disso, ela é muito rica em quercetina, elemento responsável por estimular a eliminação de gordura pelo organismo.

Sobretudo quando ingerida crua, ela evita inclusive que o corpo absorva carboidratos em excesso.

3 – Equilibra as taxas de glicose

As substâncias contidas na cebola, sobretudo o cromo e a glucoquinina, desempenham um papel fundamental para estabilizar os níveis de glicose presentes na corrente sanguínea.

Desse modo, essas substâncias agem no corpo como uma espécie de insulina vegetal, inibindo naturalmente a vontade de comer doces e também prevenindo e combatendo o diabetes tipo II.

4 – Estimula a circulação sanguínea

O consumo regular de cebola também surte efeitos muito benéficos quanto ao fluxo sanguíneo, impedindo a obstrução das artérias.

Esse efeito, além de prevenir a formação de coágulos, também é determinante para a diminuição dos níveis de colesterol ruim, o LDL.

Benefícios da cebola

5 – Fortalece a imunidade

Outro dos importantes benefícios da cebola está relacionado ao fortalecimento das defesas naturais do organismo, fazendo com que esta planta seja considerada por excelência uma grande aliada no combate a gripes, resfriados, infecções em geral e demais doenças provocadas por vírus e bactérias.

6 – Evita o câncer

Diversas pesquisas têm demonstrado que os compostos sulfurados das cebolas e os polifenóis exercem um papel fundamental para a prevenção e auxílio ao tratamento do câncer, contribuindo inclusive para inibir o crescimento de tumores no ovário, na laringe, no cólon e no estômago.

Um estudo nos EUA revelou que uma determinada região da Geórgia, conhecida pelo cultivo de cebolas, possui baixo índice de mortes por câncer de estômago, chegando a ser 50% menor se comparado às demais localidades dos Estados Unidos.

7 – Revigora a pele

Outro dos benefícios da cebola consiste no fato de ela prevenir o envelhecimento precoce e estimular a síntese de colágeno pelo organismo.

Em outras palavras, isso quer dizer que esta planta exerce um papel fundamental para evitar ou diminuir rugas, tonificar e hidratar a pele, suavizar linhas de expressão etc.

Por este motivo, além de consumir a cebola com mais frequência ao preparar os alimentos, é muito recomendado fazer massagens suaves no rosto com suco fresco de cebola.

8 – Aumenta os níveis de testosterona

Muitas pessoas desconhecem esta informação, mas a cebola também consiste numa grande aliada para o aumento da testosterona, um hormônio indispensável para a saúde do organismo.

Sobretudo no caso de quem deseja adquirir e tonificar os músculos, assim como obter muito mais ânimo e energia para o dia a dia, regular o nível de testosterona é fundamental.

9 – Evita a prisão de ventre

Outro benefício com relação ao consumo da cebola é que ela é tida como um importante agente natural no combate à prisão de ventre.

Por ter uma grande quantidade de fibras, esta planta contribui para o bom funcionamento do intestino e também auxilia na eliminação de bactérias especialmente indesejáveis nesta região do corpo.

10 – Fortalece os cabelos

Além dos benefícios da cebola para a saúde, ela também é considerada uma excelente aliada para a beleza dos cabelos.

Muito indicada para tratamento natural contra queda de cabelo e fios excessivamente finos, esta planta favorece e fortalecimento natural e a maciez dos fios.

11 – Tem ação diurética

Por ser rica em flavonoides e em minerais, a cebola também é considerada de extrema importância para as atividades renais, evitando infecções e até mesmo fortalecendo as defesas naturais deste órgão.

12 – Combate inflamações

A cebola crua é considerada um antibiótico por excelência, fazendo com que o organismo naturalmente consiga eliminar rapidamente os principais causadores de doenças, ou seja, os vírus e bactérias.

Outro benefício da cebola que merece destaque está em dormir com uma cebola nos pés. Ao fazer isso obtemos vários benefícios, tanto para nossa saúde interna quanto externa. Isso acontece porque temos em nossos pés uma grande quantidade de terminações nervosas conectadas com os órgãos vitais.

Gostou dessas informações? Compartilhe nas redes sociais!

Leia Também ↓↓: 

Resumo
Data:
Assunto:
Benefícios da cebola
Avaliação:
51star1star1star1star1star

Recomendados Para Você:

CuraVerde.com.br