Febre Amarela – Causas, Sintomas e Tratamento

A Febre Amarela é uma doença virótica que é transmitida ao ser humano principalmente por dois mosquitos, o Haemagogus e pelo temido Aedes aegypti.


O vírus estava “controlado” a quase 30 anos no Brasil, mas o ano de 2017 trouxe o maior surto da doença desde a década de 80.

O grande problema da doença está em seu estado mais grave e raro que pode ter sintomas extremamente maléficos podendo levar as pessoas infectadas à óbito.

A Transmissão da Febre Amarela

A Febre Amarela é transmitida através de dois mosquitos, cada um com a sua especificidade sendo um de origem mais rural e outro que afeta mais as cidades.

O Haemagogus é a espécie de mosquito que prolifera a doença da febre amarela na região das florestas e também em áreas rurais, já o Aedes aegypti tem suas ações de proliferação voltadas para as cidades, este ainda pode transmitir doenças como a dengue, Zika e Chikungunya.

Existem duas formas de a doença ser passada para os seres humanos, sendo uma delas o mosquito picando animais com o vírus (como macacos) e depois o ser humano.

A outra tendo o mosquito atacado um homem/mulher portador do vírus e depois picado outra pessoa.

Febre Amarela

Sintomas da Febre Amarela

Há duas fases da doença, sendo a primeira muita das vezes imperceptível e a segunda mais grave, causando problemas como insuficiência hepática e até levar a pessoa a morte.

Os principais sintomas da primeira fase são a febre alta, cansaço, dores de cabeça intensas e também dores musculares, além de náuseas e vômitos, sintomas esses que podem ser comparados com qualquer virose ou gripe.

A segunda fase tem problemas mais relevantes e característicos, podendo causar insuficiência hepática e também renal, além de deixar peles e olhos amarelados e também causar hemorragias e um cansaço intenso.

Tratamento da Doença

Os tratamentos para a Febre Amarela estão relacionados aos sintomas que ela causa, pois não existe uma cura específica para o vírus, sendo o próprio corpo quem irá exterminar a doença e acabar gerando uma proteção contra o vírus.

O indicado é que as pessoas que estão com Febre Amarela fiquem em repouso e tomem muito líquido, sendo em alguns casos preciso repor as perdas sanguíneas causadas por possíveis hemorragias.

Prevenção Contra o Vírus da Febre Amarela

A prevenção contra o vírus da Febre Amarela é feita de duas maneiras, uma através da vacina e outra no combate aos mosquitos transmissores.

A vacina deve ser tomada em duas doses entre a idade de 9 meses há 10 anos de idade, sendo necessário reforço caso a pessoa não tenha tomado as duas doses durante na infância.

Gestantes e idosos devem procurar um médico antes da vacinação. Pessoas que vão viajar para áreas de risco precisam se vacinar antes para evitar a contaminação.

Quanto ao combate do mosquito é preciso eliminar os criadouros das larvas.

As espécies transmissoras da Febre Amarela são bem semelhantes, pois gostam de água parada, seja ela limpa ou suja, sendo necessário evitar o acúmulo em vasos de plantas, baldes, entulhos, calhas, etc.

Tome os devidos cuidado com a Febre Amarela!

Compartilhe essas informações com seus amigos e amigas.