Você nunca imaginou que a cafeína pudesse melhorar tanto seu rendimento esportivo!

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A cafeína é um dos elementos mais consumidos em todo o planeta, presente em alimentos, como, por exemplo, o cacau, as ervas, o café, o guaraná, os refrigerantes, os energéticos, suplementos alimentares e diversos remédios. Mas, você sabe quais são os efeitos da cafeína para o rendimento esportivo?

De maneira geral, este é um elemento que não conta com valor nutricional por ser visto como um recurso ergogênico. No entanto, o efeito da cafeína muda de individuo para individuo conforme, o peso e a quantidade de consumo ao longo do dia.

O máximo do seu impacto no corpo humano gira em torno de meia-hora a uma hora após a sua ingestão, rendendo por até seis horas no organismo. Para aumentar o efeito da cafeína para o rendimento esportivo, inúmeros atletas tendem a ficar até cinco dias sem ingeri-la.

Vale lembrar que esta substância foi retirada da lista de componentes proibidos, segundo a Agência Mundial Anti-Doping, a Wada. Quer saber mais sobre este assunto? Basta conferir o nosso post!

Lista dos efeitos da cafeína para o rendimento esportivo

Pesquisas cientificas mostraram que a ingestão de cafeína melhora o desempenho em atividades esportivas, desde que seja ingerida com moderação.

1 – Diminui a sensação de cansaço e retarda a fadiga

2 – Eleva o estado de alerta

3 – Em esportes de longa duração ou em cenários adversos, os efeitos da cafeína para o rendimento esportivo melhoram a resistência do esportista

efeitos da cafeína para o rendimento esportivo

4 – Não gera desidratação

5 – Melhora o sistema nervoso central

6 – Ação se torna mais eficaz quando consumida de maneira anidra

IMPORTANTE

A indicação é consumir de 3 a 6 gramas por quilo. É importante lembrar que o seu condicionamento melhora com a ingestão desta substância, mas não cometa nenhum exagero.

De acordo com recomendação da Anvisa, é permitida a quantidade de 210 a 420 mg/porção em suplementos. No entanto, você consegue achar suplementos com dosagem bem menores.

Efeitos adversos devido ao exagero

1 – O excesso de cafeína pode gerar ansiedade, insônia e tremores.

2 – Não deve ser consumida em conjunto com alimentos recheados de ferro e cálcio.

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3 – Pode afetar a pressão arterial nas pessoas hipertensas, cardiopatas e mais vulneráveis.

4 – Pode agravar problemas gastrointestinais ao ser consumida exageradamente.

Gostou de conhecer os efeitos da cafeína para o rendimento esportivo? Então, você pode aproveitar para compartilhar esse material com os seus amigos nas redes sociais agora mesmo!

Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.
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efeitos da cafeína para o rendimento esportivo
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