Conheça a maneira mais simples e fácil de Plantar Orquídeas e deixa-las vistosas e saudáveis!

Inscreva-se em nosso canal:

Saber como plantar orquídeas é o desejo de muita gente que já admira a beleza singular desta flor reconhecida pela suavidade e delicadeza. Para saber como plantá-las de um jeito fácil, acompanhe nosso post.

Passo a passo de como plantar orquídeas

Escolher o local ideal

De forma geral, as orquídeas se adaptam mais facilmente aos locais com iluminação (não exagerada), ventilação e umidade. Ou seja, para cultivá-las, seja em casas ou em apartamentos, é indispensável que elas recebam luz solar suave e que o local apresente boa circulação de ar e um pouco de umidade.

Em casas, é possível colocá-las no quintal em tábuas estendidas sobre tijolos. Obs.: não é possível deixar os vasos de orquídea diretamente no solo, já que isso atrai lesmas.

Já em apartamentos, o mais recomendado é utilizar o parapeito de janelas localizadas na cozinha, no quarto ou até mesmo na sala. Para quem possui varanda/sacada no apartamento, melhor ainda.

Para proporcionar a umidade do local, sobretudo em dias de muito calor, recomenda-se molhar o chão ou as paredes da área onde as orquídeas estão plantadas.

Como plantar orquídeas

Comprar vasos específicos

O melhor vaso para o plantio de orquídeas consiste nos de barro cozido e que contém furos nas laterais. Isso favorece a correta drenagem da água e crescimento da planta.

Embora os vasos plásticos apresentem bons resultados, os de barro ainda desempenham uma função melhor quanto ao cultivo de orquídeas.

Adquirir as mudas

As mudas de orquídea podem ser facilmente encontradas em floriculturas, feiras livres e orquidários comerciais.¨Ao adquiri-las, é fundamental perguntar sobre as principais características tais como cor, altura, melhor adubo etc, já que cada espécie requer alguns cuidados especiais.

Saber como plantar orquídeas também requer uma pesquisa prévia quanto às espécies, formatos e cores de preferência de quem deseja plantá-las.

Plantar a orquídea

No fundo do vaso escolhido, deve ser colocada uma camada de pedra e pequenos pedaços de telha ou de vaso, favorecendo a drenagem.

Depois disso, é necessário colocar no vaso um substrato (pode ser fibras de coco, musgo seco ou cascas de pinus). Eles farão com que a planta fique bem firme. Obs.: reservar um pouco de substrato para ser adicionado depois do plantio.

Leia Também ↓↓: 

Depois de colocado o substrato, basta acomodar a muda de forma que ela fique em um dos cantos do vaso e a brotação nova (base maior do bulbo) esteja voltada para o centro do vaso. Este detalhe é de extrema importância para que a orquídea se desenvolva de forma saudável. Colocar o restante do substrato juntamente com 1 colher (chá) de adubo orgânico e regar a orquídea.

De forma geral, as orquídeas devem ser regadas uma vez a cada 2 dias preferencialmente ao final da tarde.

De quanto em quanto tempo a orquídea floresce?

De forma geral, a floração da orquídea ocorre uma vez ao ano. A depender da espécie e condições climáticas, é possível que ela ocorra mais de uma vez.

Em suma, saber como plantar orquídeas e cultivá-las da forma correta é uma verdadeira arte que requer atenção e capricho, já que essas flores delicadas necessitam de cuidados especiais.

Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA:
Resumo
Data:
Assunto:
Como plantar orquídeas
Avaliação:
51star1star1star1star1star

Recomendados Para Você:

CuraVerde.com.br