Como plantar alho facilmente em apartamento com essa dica!

Inscreva-se em nosso canal:

Saber como plantar alho em apartamento é a grande chave para cultivar este item essencial na cozinha dos brasileiros e é claro, sem qualquer adição de produtos químicos. Para saber como plantar e cultivar alho em pequenos espaços, basta conferir nosso post.

Passo a passo de como plantar alho em apartamento

1 – Comprar os vasos

Para que o alho possa crescer de forma saudável, é indispensável que ele seja plantado em um vaso com pelo menos 30cm de altura, tendo espaço suficiente para o crescimento da raiz e desenvolvimento dos bulbos. Portanto, ao comprar os vasos, é indispensável observar este detalhe, lembrando de que é necessário um vaso para cada dente de alho plantado (considerando um vaso de tamanho médio).

2 – Definir o local onde ficarão os vasos

De forma geral, os alhos necessitam de bastante luz solar para desenvolverem-se bem. Dessa forma, é fundamental que os vasos estejam localizados próximos a janelas, sacadas etc, fazendo com que recebam luz solar direta por um período de pelo menos 5 horas por dia.

3 – Escolher a cabeça de alho

Para que o alho plantado gere os melhores resultados, é indispensável caprichar na escolha, optando por alhos que estejam bem frescos e com dentes grandes (esses são facilmente encontrados em feiras livres).

Como plantar alho em apartamento

4 – Plantar o alho

Escolhido o alho, é necessário colocar terra no vaso, lembrando que ela deverá estar úmida no momento do plantio. Com a terra preparada, basta destacar um dente de alho da cabeça e colocá-lo diretamente na terra com a pontinha mais fina para cima, enquanto a base do dente de alho deverá ficar para baixo (onde se formarão as raízes), mantendo a posição vertical do dente.

É importante ressaltar que o buraco onde o alho será plantado deverá ter no máximo 2cm de profundidade e a pontinha dele não deverá ser coberta pela terra.

Leia Também ↓↓: 

5 – Aguar corretamente

A irrigação do alho deve ser feita a cada 10 dias ou no momento em que a terra estiver seca, já que ele não requer muita água.

6 – Podar o caule regularmente

Com o passar dos dias, o dente de alho começará a gerar uma espécie de folhinha verde. Este é o chamado caule floral. Para que o alho cresça abaixo da terra, a altura deste caule não poderá passar de 10cm. Portanto, assim que as folhas atingirem esta altura, elas deverão ser podadas. Essas folhas do alho podem ser utilizadas para consumo, sendo usadas no tempero de saladas, sopas, refogados etc.

7 – Prestar atenção na cor do caule

Quando as folhas mais antigas do caule começarem a amarelar e secar, é sinal de que o alho já pode ser arrancado. É preciso frisar que, ao arrancá-lo, ele deverá ser retirado da terra com as folhas e tudo.

8 – Deixar o alho secar no sol

Depois de retirados da terra, os bulbos de alho devem ser deixados expostos no sol por alguns dias, até que as folhas verdes e as folhas externas do bulbo fiquem completamente secas. Após este período, o alho poderá ser armazenado em local fresco e seco, podendo ser utilizado para consumo.

Em quanto tempo é possível colher o alho?

De acordo com as pessoas especializadas neste plantio, tudo correndo bem e seguindo todos os passos de como plantar alho em apartamento, em um período de 3 meses é possível colher as primeiras cabeças de alho sem qualquer adição de produtos químicos.

Vale ressaltar que durante o cultivo, caso apareçam ervas daninhas nos vasos, é necessário removê-las, evitando que elas prejudiquem o crescimento da planta.

Essas informações deixam bem claro que saber como plantar alho em apartamento é algo bem prático e é claro, saudável.

Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA:
Resumo
Data:
Assunto:
Como plantar alho em apartamento
Avaliação:
51star1star1star1star1star

Recomendados Para Você:

CuraVerde.com.br