Benefícios do pimentão – Como eles contribuem para sua saúde?

Inscreva-se em nosso canal:

Embora este vegetal seja amplamente utilizado na culinária brasileira e mundial, poucas pessoas sabem exatamente quais são os benefícios do pimentão e porque eles são tão importantes para a saúde. Para saber detalhes sobre esses benefícios e como inserir este alimento no cardápio diário, confira nosso post!

Lista de 9 benefícios do pimentão

1 – Combate a depressão

Por mais que este fator surpreenda muita gente, o pimentão vermelho é tido como um importante agente natural no combate à depressão. Isso ocorre graças à alta concentração das vitaminas A e C presentes neste vegetal, sendo essas substâncias as responsáveis pelo equilíbrio do humor.

2 – Melhora o funcionamento do cérebro

O pimentão se apresenta como um poderoso aliado da saúde cerebral, atuando na regeneração dos tecidos danificados nesta região. Isso faz com que naturalmente o pimentão favoreça o funcionamento dos neurônios e a síntese de hormônios essenciais para o equilíbrio orgânico.

3 – Previne o câncer

O consumo de pimentão ajuda a prevenir e combater uma das doenças que mais atingem as pessoas em todo o mundo: o câncer. Estudos comprovam que este legume, além de evitar a ocorrência de tumores, também auxilia no tratamento de tumores já existentes, agindo na destruição das células doentes.

4 – Evita inflamações

Entre os benefícios do pimentão, também é necessário destacar o efeito que ele exerce na prevenção e tratamento de processos inflamatórios. Desse modo, ele é muito eficiente no tratamento natural de: artrite, inflamações intestinais, inflamações na pele e em demais regiões do corpo.

5 – Melhora a saúde do coração

Outro dos benefícios do pimentão dignos de nota refere-se ao efeito vasodilatador que ele exerce nas artérias.¨Com isso, naturalmente a pressão sanguínea é equilibrada, prevenindo e combatendo a hipertensão.

Benefícios do pimentão

6 – Inibe o envelhecimento precoce

Devido à excelente quantidade de antioxidantes presentes neste legume, ele inibe os efeitos característicos do processo de envelhecimento. Traduzindo, o consumo moderado (e regular) de pimentões de todas as cores (verde, vermelho e amarelo), melhora a aparência da pele, cabelos e unhas.

7 – Equilibra os níveis de glicose

Ainda em se tratando dos benefícios do pimentão, outro deles refere-se ao equilíbrio dos níveis de glicose no organismo. Este efeito ocorre pelo fato de este legume estimular a produção de insulina, substância primordial para o controle do diabetes.

8 – Ajuda a emagrecer

Outra das propriedades do pimentão dizem respeito ao baixo valor calórico que ele possui assim como o fato de ele ser um excelente termogênico. Isso significa que este alimento acelera o metabolismo e favorece a queima de gorduras de forma natural e saudável.

9 – Diminui as taxas de colesterol

Com relação aos efeitos positivos deste legume para a saúde, outro deles trata-se da diminuição do chamado LDL (o colesterol ruim). Isso faz com que a circulação sanguínea seja altamente beneficiada, diminuindo os riscos de derrames, infartos e tromboses.

Como inserir o pimentão no cardápio diário?

O pimentão pode ser utilizado no preparo dos mais diferentes pratos, conferindo um aroma e sabor muito agradáveis aos alimentos. De forma geral, ele pode ser usado:

  • No preparo de carnes, peixes e frango (cozidos e assados);
  • Em saladas com folhas e legumes;
  • No preparo de bacalhoada;
  • No preparo de molhos e geleias;
  • Em sopas;
  • No preparo de refogados;
  • Na elaboração de pratos típicos da cozinha mexicana, como por exemplo, guacamole.
Receita de guacamole mexicana

Obviamente, existe uma infinidade de receitas com pimentão. No entanto, a dica de hoje refere-se ao preparo da guacamole, um antepasto típico da culinária mexicana, ideal para quem deseja emagrecer.

Leia Também ↓↓: 

Ingredientes

  • 1 pimentão vermelho;
  • 1 pimentão verde;
  • 1 cebola;
  • 3 tomates;
  • 2 abacates maduros;
  • Suco de 1 ou 2 limões;
  • Sal a gosto.

Modo de fazer

  • Picar em cubos bem pequenos os pimentões, a cebola e os tomates. Deixá-los reservados;
  • Cortar o abacate ao meio, tirar o caroço e raspar a parte interna dele, tirando toda a massa da fruta e depositando-a em uma tigela;
  • Amassar o abacate juntamente com o sal e o suco dos limões;
  • Acrescentar a cebola, os pimentões e tomates já picados;
  • Misturar bem todos os ingredientes e servir com torradas ou nachos (aqui no Brasil popularmente conhecidos como salgadinho Doritos).

Como é fácil perceber, usufruir dos benefícios do pimentão é muito mais simples que muitos imaginam.

Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.
Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA:
Resumo
Data:
Assunto:
Benefícios do pimentão
Avaliação:
51star1star1star1star1star

Recomendados Para Você:

CuraVerde.com.br