Você não imagina tudo que o funcho pode fazer pela sua saúde!

Inscreva-se em nosso canal:

Com relação aos benefícios do funcho (popularmente conhecido como erva- doce), muito além de atuar como um calmante natural, ele disponibiliza diversas outras vantagens para o organismo.

Para saber quais são esses benefícios e quais as melhores maneiras de consumir a erva-doce, basta conferir nosso post!

Lista dos principais benefícios do funcho

1 – Alivia cólicas intestinais

As substâncias contidas no funcho, como por exemplo, as fibras, exercem um papel fundamental para melhorar as atividades intestinais, evitando problemas de constipação, irritação e até mesmo infecções nesta região do corpo, prevenindo também as cólicas no intestino.

2 – Reduz o inchaço do corpo

Por ter efeitos diuréticos, o funcho também contribui para que o organismo não retenha líquidos, evitando desconfortos e inchaços principalmente na região do abdômen.

3 – Favorece a digestão

Entre os benefícios do funcho, destaca-se o fato de ele favorecer a digestão por meio de suas propriedades relaxantes, promovendo o melhor funcionamento das funções digestivas.

4 – Combate o colesterol ruim

Devido ao funcho ser muito rico em fibras, ele também é um poderoso combatente do colesterol ruim, o LDL, promovendo uma verdadeira faxina nas artérias.

5 – Evita diarreia

Em virtude de esta planta atuar na regularização das atividades gastrointestinais, ela também previne e combate episódios de diarreias, sobretudo aquelas oriundas da ação de bactérias.

Benefícios do funcho

6 –Combate o mau hálito

Poucas pessoas sabem disso, mas outro dos benefícios do funcho trata-se de ele evitar o mau hálito, já que esta planta tem propriedades que refrescam a respiração, sobretudo após as refeições.

Exatamente por esta razão, o chá de funcho (ou erva-doce) é muito consumido logo depois das principais refeições do dia.

7 – Favorece o emagrecimento

Por ser rico em fibras e também por conter substâncias que eliminam as toxinas nocivas ao organismo, o funcho também favorece o processo de emagrecimento, exercendo um papel fundamental ao eliminar o excesso de gordura e açúcar contidos no sangue.

8 –Previne o câncer

Diversas substâncias contidas no funcho atuam de maneira altamente positiva na prevenção e auxílio ao tratamento de tumores cancerígenos, sobretudo no cólon e nas mamas.

Inclusive, uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas, EUA, demonstrou que os fito nutrientes presentes no funcho inibiram o crescimento de tumores mamários.

Leia Também ↓↓: 

9 – Alivia cólicas menstruais

O funcho oferece diversos benefícios em especial para a saúde feminina, já que esta planta regula o ciclo menstrual e também ameniza os sintomas e desconfortos típicos da menstruação.

10 – Previne problemas cardíacos

Por ser rico em potássio, um dos elementos responsáveis por equilibrar a pressão arterial, o consumo regular de funcho também previne ataques cardíacos e acidente vascular cerebral – AVC.

11 – Favorece o funcionamento do cérebro

Outro dos benefícios do funcho pouco conhecido é que ele potencializa as atividades cerebrais, favorecendo as funções cognitivas e estimulando o fluxo de oxigênio no cérebro.

12 – Combate a ansiedade e a insônia

Este é sem dúvida um dos benefícios do funcho mais conhecidos.

Devido às substâncias calmantes contidas nesta planta, ele favorece a sensação de bem-estar e relaxamento, proporcionando noites de sono muito mais revigorantes.

Quais as melhores maneiras de consumir funcho?

Não é novidade que uma das formas mais comuns de consumir e usufruir dos benefícios desta erva consiste na elaboração de chás ou infusões quentes.

No entanto, além disso, uma dica muito saborosa (e refrescante) consiste no suco de funcho, uma receita tipicamente mexicana.

Ingredientes

  • 1 xícara de chá gelado de funcho (erva-doce);
  • 1 kiwi descascado e picado;
  • 1 fatia de abacaxi descascado e picado;
  • 1 colher de sobremesa de linhaça triturada;
  • 1 ramo de salsinha fresca;
  • Gelo;
  • Adoçante a gosto.

Preparo

Colocar a linhaça hidratando no chá gelado por cerca de 3 minutos. Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar imediatamente.

Esta bebida é sobretudo muito indicada nos dias mais quentes, fazendo com que seja possível usufruir de todo frescor e benefícios do funcho.

Gostou do artigo? Aproveite para compartilhar com seus amigos!

Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.
Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA:
Resumo
Data:
Assunto:
Benefícios do funcho
Avaliação:
51star1star1star1star1star

Recomendados Para Você:

CuraVerde.com.br