Conheça agora todas as propriedades e os benefícios do eucalipto para a sua saúde e beleza

Inscreva-se em nosso canal:

A árvore do eucalipto é nativa da Austrália, mas, ao longo dos anos, passou a ser cultivada em todo o mundo. Isto se deve aos benefícios do eucalipto, que proporcionam bem-estar devido as suas propriedades que ajudam o corpo e a mente humana.

O eucalipto tem diferentes tipos de usos, já que suas folhas podem ser usadas para fazer um simples e saboroso chá, ou então para uso medicinal e cosmético. As folhas verdes do produto e o óleo essencial, que é conhecido como eucaliptol, têm sido utilizados para vários fins terapêuticos.

eucalipto benefícios

Benefícios do eucalipto para a saúde

1- Combate a tosse

O chá de eucalipto é um importante aliado no combate à tosse e, ainda, reduz a formação de muco nos brônquios. Além disso, ao tomar o chá a pessoa com tosse forte passa a ter as secreções mais fluídas, contribuindo para o alívio da doença devido às propriedades estimulantes e calmantes do eucalipto.

Para fazer o chá de eucalipto é muito simples, basta colocar 3 colheres de chá de folhas em ¼ de litro de água.

2- Cabelo

Quem sofre com cabelos ressecados e coceira no couro cabeludo, deve usar xampu feito a base de eucalipto, que ajuda a prevenir o ressecamento dos fios, com controle das coceiras que podem surgir devido aos fios danificados.

3- Expectorante

Muitas pessoas usam o óleo diluído de eucalipto no uso interno de locais, para limpeza geral de casas, ou então na vaporização de ambientes, como saunas, por exemplo. Isto se deve as propriedades expectorantes do produto, que ajudam a remover o excesso de muco em vias aéreas.

Além disso, o eucalipto é um importante antisséptico, que pode ter seu uso potencializado com camomila ou tília, por exemplo.

4- Tratamento de feridas

O eucalipto possui alto poder germicida quando utilizado em forma de óleo, ajudando a curar feridas, úlceras e queimaduras. É muito simples obter as vantagens do eucaliptol: é só despejar algumas gotas do óleo no curativo e, em seguida, cobrir a área que está com ferimentos.

5- Uso para diabéticos

Geralmente as pessoas com diabetes têm várias restrições quanto ao consumo de açúcar em sua dieta. Para tentar amenizar os efeitos desagradáveis da doença no organismo, é só fazer a infusão das folhas do eucalipto. Porém, não é aconselhável consumir mais do que uma xícara de chá diariamente.

Leia Também ↓↓: 

6- Alívio de dores musculares

O eucalipto possui propriedades relaxantes e analgésicas, o que ajuda muitas pessoas que sofrem com dores musculares. Para obter um bom resultado, basta adicionar 4 gotas de óleo de eucalipto em óleo de amêndoas (100 ml). Em seguida, é só esfregar o produto na área afetada, pelo menos, duas vezes ao dia.

7- Massagem

Muitas pessoas procuram massagistas que fazem massagens com óleo de eucalipto, pois a substância é responsável por criar uma sensação de bem-estar. A recomendação é que o óleo seja aplicado em pontos de pulso durante a massagem.

Aprenda a preparar um delicioso chá e obter todos os benefícios do eucalipto:

Para tomar um delicioso chá de eucalipto você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de folhas picadas de eucalipto;
  • 1 xícara de chá de água.

Como preparar e consumir:

Ferva a água, deixando reservado em uma xícara as folhas picadas do eucalipto. Em seguida, despeje a água quente sobre as folhas, tampe com um pires e deixe descansar por um tempo.

Logo depois, quando o chá estiver morno e pronto para o consumo, passe por um coador. Você pode acrescentar gotas de limão no chá e, ainda, adoçar com mel. A pessoa pode tomar até 3 xícaras de chá de eucalipto ao longo do dia. Porém, mulheres grávidas e que estão amamentando não devem consumir a bebida.

Gostou de saber os benefícios do eucalipto? Aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais nossa dica de receita com o produto!

Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA:
Resumo
Data:
Assunto:
benefícios do eucalipto
Avaliação:
51star1star1star1star1star

Recomendados Para Você:

CuraVerde.com.br