Do emagrecimento a proteção do coração! Surpreenda-se com tudo que a manga pode fazer por você

Além de ser uma fruta muito saborosa, entre os benefícios da manga destaca-se o fato de ela ser uma poderosa aliada na saúde intestinal.

Para saber com detalhes sobre este e outros muitos benefícios desta fruta reconhecidamente tropical, confira nosso post.

Lista de benefícios da manga

1 – Ajuda a emagrecer

Poucas pessoas sabem disso, mas um dos benefícios da manga, trata-se de ela exercer um papel essencial para o emagrecimento.

O motivo deste efeito é que esta fruta é muito rica em fibras, atuando na eliminação do excesso de gordura e açúcar contidos no organismo.

Além desse fato, a manga também estimula a sensação de saciedade, fazendo com que o apetite seja naturalmente equilibrado.

Beneficios da manga

2 – Previne e controla o diabetes

Por se tratar de um alimento rico em fibras e também conter baixo teor glicêmico, a manga atua na corrente sanguínea diminuindo a velocidade de absorção dos carboidratos ingeridos.

Este processo é fundamental para equilibrar os níveis de insulina e glicose no sangue, prevenindo e controlando o diabetes.

3 – Favorece a saúde do coração

Essa fruta, reconhecida por seu sabor e textura consistente também, é tida como uma grande aliada da saúde cardiovascular.

O motivo é que a manga é rica em potássio, substância fundamental para evitar que a pressão arterial se eleve.

4 – Diminui o colesterol

Além de evitar a hipertensão, entre os benefícios da manga destaca-se o fato de atuar na diminuição do LDL, o chamado colesterol ruim, responsável por provocar diversos desequilíbrios no organismo.

5 – Fortalece o sistema imunitário

Embora esta informação seja desconhecida por muitas pessoas, a manga consiste em um alimento com altíssima quantidade de vitamina C.

Isso faz com que ela seja considerada uma das frutas responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunitário, ou seja, as defesas naturais do organismo que atuam no combate aos radicais livres causadores de doenças.

Além disso, essa fruta também possui excelente concentração de vitamina A, potencializando a nutrição do organismo.

Leia Também ↓↓: 

Em outras palavras, o consumo regular dessa fruta evita diversas doenças como: gripes, resfriados, infecções, complicações oriundas de doenças autoimunes (HIV, Lúpus etc).

6 – Favorece as funções digestivas

A manga atua no favorecimento da digestão, sobretudo no que diz respeito ao funcionamento do intestino. Isso ocorre em virtude da quantidade de fibras presentes nesta fruta, substâncias indispensáveis por regular o intestino e evitar uma série de complicações nesta área.

Outro fator a ser considerado é que os elementos contidos nesta fruta diminuem consideravelmente a acidez no estômago, evitando também inúmeros desconfortos digestivos.

7 – Rejuvenesce a pele

Além dos benefícios da manga com relação à saúde, ela também faz um bem imenso à pele, tornando-a muito mais rejuvenescida e naturalmente hidratada.

Assim, por ser uma fruta rica em vitamina A, minerais e demais substâncias, a manga previne o aparecimento de rugas, acnes, manchas e também auxilia o organismo a combater os efeitos causados pelos raios solares.

8 – Melhora o sistema nervoso

Graças ao alto índice de vitamina B6 contido na manga, esta fruta atua na melhora do sistema nervoso, facilitando as funções cerebrais e até mesmo contribuindo no tratamento do estresse e da depressão.

Como aumentar o consumo desta fruta?

manga benefícios

A manga é facilmente encontrada nos supermercados e em feiras livres, devendo ser comprada bem firme e fresca. É necessário aguardar alguns dias até que ela fique madura.

A manga não deve ser consumida enquanto estiver dura (verde) ou quando estiver madura demais, já que isso compromete a absorção dos nutrientes.

Para aumentar o consumo desta fruta, é muito interessante utilizá-la no preparo de:

  • Saladas;
  • Vitaminas, sucos, shakes, smoothies, etc;
  • Sorvetes caseiros;
  • Doces (cremes, mousses etc);
  • Geleias doces e picantes.

Para usufruir dos benefícios da manga da forma mais saudável possível, é indispensável consumi-la sem adição de açúcar ou outros alimentos que contenham alto teor calórico.

Receita de salada de manga com folhas verdes e palmito

Itens necessários

  • ½ maço de rúcula;
  • 7 folhas de alface americana;
  • ½ maço de agrião;
  • 2 fatias grandes de manga cortadas em cubos médios;
  • 1 tomate cortado em cubos médios;
  • 3 palmitos cortados em rodelas médias;
  • 1 colher (sopa) de azeite extravirgem;
  • Sal a gosto;

Preparação

  • Lavar bem as folhas de alface, rúcula e agrião, higienizando-as no vinagre;
  • Enxaguar as folhas na água da torneira e escorrê-las bem;
  • Em uma tigela grande, colocar as folhas de alface rasgadas com a mão, a rúcula e o agrião;
  • Adicionar o tomate, a manga e os palmitos cortados, misturando-os bem com as folhas;
  • Colocar o sal (recomenda-se usar pouco) e o azeite extravirgem;
  • Mexer bem e servir logo em seguida.

A internet está repleta de inúmeras receitas com esta fruta. É muito válido pesquisar ideias criativas e saborosas, buscando usufruir ainda mais dos benefícios da manga.

Gostou do artigo? Aproveite para compartilhar com seus amigos.

Leia Também ↓↓: 

Resumo
Data:
Assunto:
benefícios da manga
Avaliação:
51star1star1star1star1star

Recomendados Para Você:

CuraVerde.com.br