Você gosta de lentilha? Então não deixe de saber mais sobre este incrível alimento!

Inscreva-se em nosso canal:

A lentilha é uma leguminosa que possui muitas propriedades nutricionais. Ela é sempre lembrada durante a passagem do ano, pois, de acordo com crendices, o prato de lentilhas simboliza a fartura. O grão, que é desenvolvido dentro de uma vagem, tem um formato de disco, que pode ser oval ou redondo, sendo citado inclusive na Bíblia. Há mais de 8.000 anos a lentilha é cultivada em várias regiões do mundo. Já os benefícios da lentilha são diversos, mas nem sempre conhecidos pelas pessoas.

A lentilha pode ser usada em vários pratos culinários, como saladas, sopa, como acompanhamento de arroz, ou então macarrão com a leguminosa. O grão é rico em carboidratos, proteínas, lipídeos, ácido fólico, vitamina B6, C, K, manganês, zinco, selênio, cálcio, entre outros nutrientes.

Lista de benefícios da lentilha

1 – Ajuda a emagrecer

A lentilha é rica em fibras, o que ajuda a emagrecer. Além disso, as fibras ajudam a melhorar o processo digestivo, fazendo com que a pessoa se sinta saciada. As proteínas da lentilha também são responsáveis pela diminuição do apetite.

O grão é rico em vitaminas e minerais que ajuda a emagrecer de forma saudável. Por isso, deve fazer parte da dieta de pessoas que querem perder peso.

2- Ganho de músculos

A lentilha é ideal para quem quer ganhar músculos, já que a leguminosa é rica em proteínas, que é um nutriente fundamental para reparar o tecido muscular. Além disso, o grão pode substituir o consumo de carnes vermelhas (proteína animal), sendo recomendada para veganos e vegetarianos.

3- Proteção do sistema cardiovascular

Os minerais (potássio e magnésio), fibras, vitaminas B9 e B6 presentes na lentilha são bons para o sistema cardiovascular. A fibra solúvel presente na lentilha ajuda a reduzir o excesso de colesterol no organismo, o que é benéfico para o coração, já que elimina a gordura da corrente sanguínea.

4- Alimento para diabéticos

A gelatina que se forma da fibra solúvel da lentilha ajuda a controlar o nível glicêmico do organismo. Dessa forma, o alimento pode ser usado por diabéticos, que procuram o consumo de alimentos livres de açúcares.

benefícios da lentilha

5- Combate ao câncer

O câncer colorretal pode ser evitado com o consumo da lentilha. Isto se deve ao fato da leguminosa ser rica em fibras, funcionando como um alimento preventivo no combate ao tumor desta espécie.

6- Excelente alimento para mulheres

O ácido fólico das lentilhas é benéfico para a saúde das mulheres, sendo indicado para gestantes, já que essa vitamina é responsável pela formação de tubo neural de fetos.

7- Ajuda a prevenir a anemia

Quem sofre com a anemia precisa consumir alimentos ricos em ferro e ácido fólico. Com isso, a lentilha é indicada para controlar a doença. Quem tem anemia sofre de uma intensa fadiga, já que o organismo tem diminuição de hemoglobina ou hemácias. O consumo da lentilha ajuda a amenizar a situação.

Aprenda a preparar uma deliciosa sopa de lentilha

Ingredientes:

  • Uma xícara e meia de lentilhas;
  • 1 cenoura grande;
  • 3 batatas descascadas;
  • 1 linguiça calabresa (cortada em cubos);
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite de oliva.

O sal, cheiro verde, cebolinha, manjericão podem ser adicionados a gosto.

Leia Também ↓↓: 

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão coloque o azeite para refogar cebola e alho. Em seguida, acrescente a lentilha, sal e mais três xícaras de água. A lentilha não deve ficar de molho. Então, é preciso deixar 20 minutos cozinhando. Logo depois, coloque os outros ingredientes e deixa cozinhar por mais 10 minutos. Por último, coloque salsinha e cheiro verde. Sirva em seguida! Fica uma delícia!

Gostou de conhecer os benefícios da lentilha? Aproveite para indicar para seus amigos nas redes sociais. Não deixe de compartilhar!

Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.
Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA: