Não basta ser gostosa, essa fruta pode ser uma verdadeira fonte da juventude!

Inscreva-se em nosso canal:

Embora poucas pessoas saibam exatamente os benefícios da goiaba, esta fruta tipicamente brasileira condensa diversas propriedades que fazem um bem imenso à saúde.

Para saber quais são esses benefícios assim como obter dicas de como aumentar o consumo desta fruta, basta conferir nosso post.

Lista com os benefícios da goiaba

1 – Previne e combate a anemia

Os nutrientes contidos na goiaba, como a vitamina K, por exemplo, auxiliam o organismo quanto à absorção do ferro, elemento indispensável para prevenir e auxiliar no tratamento de processos anêmicos.

2 – Evita e combate o câncer

Por se tratar de uma fruta rica em licopeno, o consumo de goiaba contribui tanto para evitar quanto para auxiliar no tratamento de tumores localizados na próstata.

Além disso, as substâncias contidas nesta fruta também eliminam as impurezas do cólon, evitando tumores nesta região do corpo.

goiaba benefícios

3 – Auxilia no tratamento da diarreia

Vale destacar que as propriedades da goiaba são altamente eficazes no combate às bactérias que atuam no intestino, provocando a diarreia.

Esta fruta atua no reequilíbrio da flora intestinal, favorecendo naturalmente as funções digestivas.

Entretanto, vale ressaltar que o consumo excessivo desta fruta não é indicado para pessoas que sofrem com intestino preso.

4 – Combate a hipertensão

Outro dos benefícios da goiaba que são dignos de nota, trata-se do efeito que ela produz na redução da pressão arterial.

As razões disso é que essa fruta contém excelente quantidade de potássio e baixo teor de sódio, a composição perfeita para regular a pressão sanguínea.

5 – Controla a glicose

Graças ao alto teor de fibras contidas na goiaba, ela é considerada uma excelente agente natural no equilíbrio dos níveis de glicose na corrente sanguínea.

Leia Também ↓↓: 

Desse modo, o consumo constante desta fruta coopera para a prevenção e tratamento do diabetes.

6 – Relaxa os músculos e nervos

Pelo fato de a goiaba ser rica em magnésio, ela contribui para relaxar os músculos e nervos, auxiliando na eliminação dos efeitos físicos do estresse.

7 – Estimula as funções cerebrais

Rica em vitaminas do complexo B, sobretudo a niacina, a goiaba naturalmente estimula as funções cerebrais, principalmente aquelas ligadas à cognição.

8 – Inibe o envelhecimento precoce

Devido à grande quantidade de vitaminas contidas nesta fruta, outro dos benefícios da goiaba diz respeito à inibição do envelhecimento precoce.

Isso significa que o consumo regular dessa fruta é capaz de melhorar consideravelmente o aspecto da pele, cabelos e unhas, dando uma aparência muito mais jovial às pessoas.

Qual a melhor maneira de consumir goiaba?

Para obter todo sabor e benefícios nutricionais da goiaba, é indispensável consumi-la no momento em que ela estiver madura, ou seja, com o interior da fruta bem vermelho e com a casca suavemente amarelada.

A goiaba pode ser utilizada no preparo dos mais diversos alimentos,  tais como:

  • Geleias;
  • Recheios de bolos, tortas e doces em geral;
  • Sucos, vitaminas, smoothiesetc

Receita de shakeprotéico de goiaba

Ingredientes

  • 100 g de polpa de goiaba congelada (ou 1 goiaba descascada e amassada);
  • 4 pedras de gelo;
  • 25g (1 scoop) de wheyprotein de vanilla;
  • 1 copo médio de água.

Preparo

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique bem consistente e homogênea.

É interessante ressaltar que, embora exista uma infinidade de possibilidades quanto ao preparo desta fruta, para usufruir dos benefícios da goiaba de maneira mais intensa, recomenda-se não associá-la à adição de açúcar.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.
Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: