Descubra os incríveis benefícios da erva doce para sua saúde! Aposto que você não sabia

Inscreva-se em nosso canal:

Embora esta seja uma das plantas mais populares no Brasil, os benefícios da erva-doce para a saúde ainda são pouco conhecidos por grande parte da população. Exatamente por este motivo, decidimos elaborar uma lista com os surpreendentes benefícios desta erva. Confira!

Lista com 14 benefícios da erva-doce

1 – Auxilia no emagrecimento

Este é sem dúvida um dos benefícios pouco conhecidos com relação a esta erva. Pelo fato de conter uma alta quantidade de fibras solúveis, a erva-doce exerce um papel fundamental no emagrecimento, eliminando naturalmente o excesso de gordura presente no sangue.

2 – Combate o colesterol

Por falar em excesso de gordura, entre os benefícios da erva-doce destaca-se o fato de ela atuar no combate ao colesterol ruim, o tão temido LDL. Dessa maneira, o consumo regular do chá dessa erva reduz os riscos de infarto e AVC.

3 – Elimina o mau hálito

Graças às substâncias naturalmente refrescantes contidas nesta planta, ela é tida como uma poderosa aliada no combate ao mau hálito, assim como também ajuda evitar uma série de problemas bucais.

4 – Equilibra a pressão arterial

Rica em potássio e em fibras, a erva-doce é capaz de equilibrar a quantidade de sódio presente na corrente sanguínea, agindo na prevenção e controle da hipertensão (pressão alta).

5 – Alivia cólicas menstruais

Graças às substâncias antiespasmódicas contidas nesta erva, o chá de erva-doce é considerado um dos mais eficazes no tratamento de cólicas menstruais, agindo na diminuição da dor gerada pelas contrações.

6 – Potencializa as atividades cerebrais

Ainda que muitas pessoas desconheçam este fato, a erva-doce potencializa as atividades cerebrais, melhorando as funções cognitivas, tais como memória e concentração.

7 – Combate o câncer

O consumo constante do chá desta erva apresenta efeitos muito positivos na prevenção e tratamento do câncer. O motivo disso é que esta planta é rica em anetol, limoneno e quercetina, substâncias que evitam (ou inibem o crescimento) de tumores no cólon e nas mamas.

Leia Também ↓↓: 

8 – Ajuda a tratar problemas respiratórios

Outra das propriedades do chá de erva-doce consiste no fato de ele ajudar na eliminação do muco típico de doenças respiratórias, tais como gripes, bronquite etc.

benefícios da erva-doce

9 – Elimina o inchaço do corpo

Por se tratar de uma planta com propriedades diuréticas, a erva-doce contribui para a natural eliminação de líquidos pelo organismo, combatendo o inchaço e também eliminando toxinas perigosas para a saúde.

10 – Favorece o processo digestivo

Não é em vão que muitas pessoas adotam o consumo do chá desta planta após as refeições. A razão disso é que, entre os benefícios da erva-doce, é impossível deixar de citar o papel que ela tem na prevenção e tratamento de problemas gastrointestinais.

Além de evitar episódios de azia ou má digestão, esta planta favorece as funções intestinais, evitando a formação de gases.

11 – Ameniza os sintomas da menopausa

Ademais de atuar no alívio das cólicas menstruais, o chá desta erva é muito útil ao equilibrar os níveis de estrogênio no organismo, fator crucial para combater os desconfortos típicos da menopausa.

12 – Inibe o envelhecimento precoce

Dentre as propriedades da erva-doce, destaca-se também o fato de ela inibir o envelhecimento precoce. O motivo disso é que esta planta é muito rica em antioxidantes responsáveis com combater os radicais livres causadores da deterioração das células.

13 – Previne a insônia

Em virtude das propriedades relaxantes contidas nesta planta, ela é muito utilizada para proporcionar noites de sono mais revigorantes, afastando os indesejáveis episódios de insônia.

14 – Auxilia no combate à ansiedade e depressão

Graças também às propriedades relaxantes contidas nesta erva, ela se apresenta de grande ajuda no tratamento natural da ansiedade e até mesmo nos momentos de depressão sazonal, contribuindo para o relaxamento dos nervos.

Receita de chá refrescante de erva-doce

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de erva-doce;
  • 1 anis estrelado;
  • 5 ramos pequenos de hortelã fresca;
  • 1 litro e meio de água;
  • Açúcar a gosto;
  • Pedras de gelo a gosto.

Modo de preparo

  • Em um recipiente, colocar a água juntamente com a erva-doce e o anis, deixando a mistura ferver por 5 minutos;
  • Desligar o fogo, adicionar as folhas de hortelã e deixar o chá tampado por 5 minutos;
  • Coar e adoçar (recomenda-se utilizar pouco açúcar);
  • Deixar o chá na geladeira por um período de 1 hora, servindo logo em seguida com algumas pedras de gelo.

Por meio deste e dos demais chás desta planta é possível usufruir de todos os benefícios da erva-doce de uma maneira refrescante e saborosa.

Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA:
Resumo
Data:
Assunto:
benefícios da erva-doce
Avaliação:
51star1star1star1star1star

Recomendados Para Você:

CuraVerde.com.br